quinta-feira, 28 de novembro de 2013


O professor e historiador ipuense Antonio Vitorino, defendeu tese de doutorado sobre a história do Ipu na Universidade Federal de Pernambuco. A defesa ocorreu no dia 11 de novembro em Recife, no 10º andar do Centro de Filosofia de Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco, às 14 h. O trabalho discute a construção representativa da modernidade em Ipu nas primeiras décadas do século XX. 

Foto arquivo pessoal
A banca composta por cinco professores (quatro doutores em História e uma doutora em Geografia) aprovou o trabalho. Segundo o professor Antonio Vitorino, a tese é fruto de uma década de pesquisa e fala sobre a história de nossa cidade. Composta de seis capítulos, é baseada em extensa documentação e bibliografia. O autor esclarece que o trabalho analisa a construção discursiva do progresso e da modernidade, nas primeiras décadas do século XX, na cidade de Ipu, e como foi ela capaz de gerar, no seio de um grupo de pessoas, daquelas ligados ao poder local, práticas de intervenção na realidade local, que caminhavam em pelo menos dois sentidos: em primeiro lugar, nos espaços físicos da cidade, com o objetivo de revelar uma imagem de cidade moderna, portanto, limpa e higiênica, e, em segundo lugar, nos costumes da população, sempre apresentados como incompatíveis com os valores defendidos. Neste caso, as práticas daqueles defensores da modernização e da modernidade anunciadas, tinham como objetivos, de um lado, extirpar os costumes incompatíveis com o que se defendiam, e, de outro, erguer espaços de sociabilidades informados por novos valores, sempre identificados como superiores, de uma cultura sofisticada e letrada, fechados, no entanto, ao ingresso de pessoas de baixa condição. 

O autor busca demonstrar que, se apegar aos valores do progresso e da modernidade, naquele momento, foi uma estratégia buscada por seus defensores para colocar em prática seus projetos que eram, em essência, excludentes, deixavam de fora amplos grupos sociais. A análise foi construída com base em fontes legadas pelos atores sociais do passado, dentre as quais, jornais, revistas, almanaques, fontes literárias, documentos de governo. 

Para além da tese central, defendida no trabalho, o autor dar visibilidade ao cotidiano da cidade e aos seus espaços. 

Os membros da banca destacaram os méritos do trabalho (bem escrito, bem fundamentado, com um enredo instigante), e se mostraram impressionados com a história do Ipu e com o zelo dos personagens do passado em preservar os documentos, que possibilitaram a pesquisa. 

Logo a tese estará disponível para download na página do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. 

Uma cópia digital da tese pode ser solicitada ao autor pelo e-mail: vitorinofilhoipu@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário