sábado, 2 de novembro de 2013









Caros conterrâneos e amigos de Ipu:
Como já é do conhecimento de alguns, a ECT vai lançar, em 12/12/2013, simultaneamente em Brasília e em Ipu, o selo SALTO DO IPUÇABA (Bica do Ipu), evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Correios, para consagrar as relações diplomáticas entre o Brasil e o Quênia.
O SALTO DO IPUÇABA vai compor o selo duplo, figurando a Bica como representante de nossas belezas naturais.
Cabe esclarecer que a palavra SALTO obedece à terminologia internacional para cachoeiras, cascatas ou quedas d’água (FALL, em inglês), cujas águas caem de um lugar alto. Temos, como exemplos, os Saltos do Itiquira e do Rio Preto, em Goiás, o Salto das Sete Quedas (agora submerso pelas águas de Itaipu), Niagara Falls (EUA-Canadá), Victoria Falls, na África, e o Salto Angel, na Venezuela, o mais alto de todos com cerca de 1.000 m de altura. O Salto do Ipuçaba é um dos mais altos do mundo, com 130 m de altura, quando as águas do riacho Ipuçaba despencam daquele paredão granítico, formando, às vezes, o fenômeno chamado Véu de Noiva que a todos encanta. Aquele que observa esta maravilha da natureza, certamente há de dizer, ou pensar consigo mesmo, como disse, certa vez o poeta latino Virgílio – O Cisne de Mântua – diante de uma obra também bonita: “Deus nobis haec otia fecit”, ou seja,” Deus concedeu-nos este descanso”.
Foi uma luta renhida para a consecução deste objetivo, iniciada que foi em 2003. Mas, como disse o vate português Camões, “As coisas árduas e lustrosas se conseguem com trabalho e com fadiga”. O fator decisivo para esta conquista foi a participação dos filhos e amigos de Ipu que, em 2012, formalizaram solicitações aos Correios através de cartas e de e-mails, em número aproximado de 1300.
Também contribuiu para a consecução deste pleito a participação dos senadores José Pimentel, Eunício Oliveira e Inácio Arruda e dos deputados federais José Airton, José Guimarães e Gorete Pereira, além do governador Cid Gomes, que dirigiram ofícios ao Ministério das Comunicações, reforçando nosso pleito. Valiosa também foi a participação do ex-prefeito de Ipu Sávio Pontes, do prefeito atual Sérgio Rufino e do vice-prefeito Carlos Eduardo Martins Torres. E, last but not least, da Presidenta Dilma Rousseff (guardem este nome!) que, após a decisão da Comissão Filatélica Nacional de não ter selecionado o Salto do Ipuçaba para compor a galeria dos 15 selos para a emissão de 2013, encaminhou ao Ministério das Comunicações carta minha solicitando a intervenção dela no sentido de que o Salto do Ipuçaba constasse desta galeria. E isto aconteceu. A Presidenta Dilma Rousseff merece o título honorífico de cidadã ipuense, não só pelo seu empenho neste caso específico, mas pelo seu trabalho diuturno em erradicar a miséria deste país.
Devo ressaltar que o selo oficial da ECT (não confundir com selo personalizado!) é de difícil consecução, pois milhares de temas/motivos são apresentados aos Correios todos os anos e a emissão desses selos especiais é assaz limitada. Na minha vida de filatelista – cerca de 30 anos – não tenho conhecimento de que alguma cidade do interior do Ceará tenha conseguido tal intento.
E por que o selo especial/comemorativo é tão importante? É importante não apenas para os colecionadores espalhados em todo o orbe terrestre, mas também por ser um veículo cultural, pois, por não precisar de “visto” das embaixadas e dos consulados dos diversos países, ele penetra em todos eles, sem pedir licença, independentemente de raça, credo, cor e sistema político-econômico vigente em cada nação.
Cordialmente,
Olívio Martins de Souza Torres
Ecologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário