segunda-feira, 4 de novembro de 2013




MARIA VALDEREZ SOARES D PAIVA

Nasceu em Ipu no dia 03 de novembro de 1922, em plena Semana de Arte Moderna realizando-se no Rio de Janeiro.
Faleceu no dia       janeiro de 1999.

Filha de: Gonçalo Soares de Oliveira e Terezinha Soares de Paiva.

Iniciou seus estudos no Instituto São Luiz em Ipu, onde concluiu o seu antigo Curso Primário. Cursou na Escola Normal Rural de Ipu, o Curso Complementar que correspondia ao antigo Ginasial, hoje Curso de Ensino Fundamental.

Fez estudos no Patronato Sousa Carvalho cursando o Normal Pedagógico

Fez o curso da CADES em Fortaleza, com especialização em música, matéria que lecionou por muitos anos no Patronato Sousa Carvalho e Colégio Ipuense, ministrou ainda as disciplinas de: Desenho, Educação Artística e Canto Orfeônico.

Foi promotora de vários eventos Culturais Artísticos e Literários em parceria com a professora Valdemira Coelho.

Na sua residência na rua Cel.Pedro Aragão antiga Rua da Goela criou e lecionou numa Escola de Música para Acordeom, Harmônio, Bandolim, Solfejos e Teorias Musicais.

Criou com alguns ipuenses uma trupe teatral que Chamou de Ernestina Magalhães, onde participou como Atriz das mais capacitadas.

Criou ainda, uma Escola de Pintura, que muito contribuiu para o aprendizado de nossa juventude, deixando vários de seus alunos aptos para desenvolverem as Artes Plásticas.

Desenvolveu ainda uma outra atividade, ensinando a Arte Culinária.

Criou o “Coral Santa Cecília”, formado por homens e mulheres; o “Conjunto Santa Cecília” que se apresentavam nas festividades da cidade principalmente nas solenidades da Igreja, não deixando de atender as festas de Casamento, Aniversários e Coroações de Nossa Senhora.

O conjunto “Santa Cecília” era formado por uma Sanfona Executada pela própria Valderez, Violão, Bandolim, Voz e Percussão.

Compositora dos Hinos do Centenário da Cidade de Ipu em 1985 e do Jubileu de Prata do Patronato Sousa Carvalho e muitos outros Cânticos Sacros.

Foi da Pia União das Filhas de Maria e da Cruzadinha Infantil.

No dia Universal da Música – Dia de Santa Cecília, padroeira da música promovia várias solenidades como: Missas, Shows Artísticas Serenatas e outros mais.

Participava da Procissão de Passos como Verônica, percorrendo toda via-sacra.

Valderez era Maestrina, tocava com perfeição o Acordeom, Harmônio, Teclado Eletrônico, Bandolim, Violino e Escaleta.

Recebeu na cidade varias comendas pelos seus méritos que se distinguem com muita intensidade em todos os ramos das artes.

Hoje a cidade de Ipu num reconhecimento inconteste homenageia Valderez Soares com o nome da primeira Casa de Cultura que leva o seu nome.


Ipu, 10 de abril de 2003.
Francisco de Assis Martins
(Professor Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário