segunda-feira, 18 de novembro de 2013


                                      
                                       Leandro Carvalho
Mestre em História
O Dia da Bandeira no Brasil continua sendo comemorado com muito louvor e muitas homenagens, como forma de lembrar a todos que cada um é responsável pela construção de um país cada vez melhor. Logo após a Proclamação da República, passou a fazer parte do calendário nacional o Dia da Bandeira que é comemorado no dia 19 de novembro.
Antes, a bandeira do nosso país representava o império português e foi desenhada por Jean Baptiste Debret. Mas assim que foi realizada a Proclamação da República, o Brasil adotou sua identidade própria e não poderia deixar de ter sua própria bandeira, e assim foi feito, e a nova bandeira foi desenhada por Décio Vilares. A substituição de uma bandeira por outra significou também a vida nova que começava no país, a mudança de Governo, a mudança de sistema, deixando o regime imperial para se tornar uma República Federativa.
Com a nova bandeira surgiu também um patriotismo que até então não se conhecia, os brasileiros e todos que aqui viviam puderam finalmente ver a bandeira do país onde moravam, onde viviam, trabalhavam e criavam sua família. As bandeiras não representam necessariamente um país, uma nação, a bandeira representa um conjunto de pessoas que defendem uma mesma ideia, trabalham em busca de um mesmo objetivo, como a bandeira de um time de futebol, a bandeira de um estado, de uma cidade, a bandeira do exército e até mesmo a bandeira de uma empresa.
A esta bandeira as pessoas demonstram seu respeito em sinal do que elas representam, por isto honramos e defendemos a bandeira brasileira, é uma forma de demonstrarmos que amamos o país onde vivemos e as pessoas que nele habitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário