José Assis de Araújo nasceu na fazenda “Garças”, município de Sant Anna – hoje Santana do Acaraú – Ceará -, a 17 de abril de 1880 (sábado), na “Casa-grande” que fora seu avô paterno. Filho de Francisco Assis de Araújo e Maria José Vasconcelos.
Ficou órfão de mãe aos anos de idade. Transferiu-se para Ipu aos 13 anos de idade e aí residiu até o seu falecimento, ocorrido a 30 de março de 1925.
Iniciando em Ipu, suas atividades profissionais como auxiliar do comércio, não se descuidou dos seus estudos, obedecendo a uma natural inclinação de seu espírito. Recorreu a professor, mas, sobretudo desenvolveu um persistente autodidatismo. Graças a tais esforços, poucos anos depois já galgara a posição de guarda-livros da firma J. Lourenço & Cia.
Exerceu as seguintes funções:
Comerciante de Tecidos e Miudezas, Agropecuarista, Funcionário de Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas – IFCOS, Colaborador dos Jornais da Região, Charadista, Colaborador do Almanaque de Lembranças LUSO – BRASILEIRO editado em Lisboa. Contava com vários órgãos da Imprensa especialmente e o “Correio da Semana” e a “Imprensa”, o “Santuário de São Francisco”, de Canindé escreveu duas colunas, em Acaraú escreveu no Jornal “A Comuna”.
Faleceu em plena atividade como guarda – livros da firma Silveira & Cia.ltda. “Drogaria Silveira”
No populoso Bairro do alto dos 14 existe uma Rua como seu Nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário