terça-feira, 15 de novembro de 2011

Flauta Mágica - Cont.



Quanto ao ponto 6, será talvez útil explicar o que é a escala de Mi bemol Maior, a fim de fundamentar a preferência do compositor.
Para poder explicar facilmente as características desta escala, começar-se-á por explicar o que é a escala de Dó Maior, pois esta é a Escala Modelo.

NÃO SE ASSUSTE MESMO QUE NUNCA TENHA ESTUDADO FORMAÇÃO MUSICAL! VAI VER QUE ISTO É FÁCIL E ATÉ É GIRO!

No teclado do piano, existem, alternadamente, grupos de 3 teclas pretas e de 2 teclas pretas. A tecla branca que fica à esquerda de qualquer grupo de 2 teclas pretas chama-se Dó. Entre os grupos de teclas pretas há 2 locais, entre 2 Dós, onde não existem teclas pretas, ou seja não há tecla preta da 3º para a 4º nota e da 7º para a 8º nota, se começarmos em Dó. Esta é a escala de Dó Maior.
Assim, quando se lê no título de uma composição que esta é em Dó Maior isto quer dizer que, se a peça for tocada ao piano, tal se pode fazer usando só as teclas brancas. Claro que as obras normalmente não se mantêm sempre na mesma tonalidade e há momentos em que passam por outras tonalidades. Quando isto sucede diz-se que houve uma MODULAÇÃO.
Poderá agora ouvir, como ex., uma canção infantil (na qual Mozart baseou um conjunto de 12 Variações- “Ah vous dirais-je Maman”- K 265) que está na tonalidade de Dó Maior.
Exemplo- Canção em Dó Maior
DE VOLTA À FLAUTA MÁGICA!
Desejando Mozart compor uma obra numa tonalidade onde o algarismo 3 estivesse presente, teoricamente, tanto poderia ter escolhido uma tonalidade com 3 sustenidos como com 3 bemóis. Optando por bemóis (provavelmente devido à instrumentação de sopro utilizada) e querendo compor no modo maior, escolheu assim a tonalidade de Mi bemol Maior (para além da Flauta, há outras obras de Mozart nesta tonalidade).
Como já foi acima mencionado, só uma peça muito simples será toda composta na mesma tonalidade.
Relativamente à Flauta Mágica, podemos referir que, para além da tonalidade de Mi bemol Maior, aparecem em variados momentos da obra outras tonalidades, como por exemplo, as tonalidades de Ré menor na celebre ária da Rainha da Noite, tonalidade esta associada em Mozart a sentimentos de medo e/ou vingança (é a mesma da cena da Estátua no fim da ópera Don Giovanni) e a tonalidade de Sol menor na ária de Pamina “Ach, ich fühls” do 2ºacto da Flauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário