segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ipu Distritos e outros.


Distritos, Ipu (sede), Abílio Martins, Flores e Várzea do Jiló, Ingazeira e Recanto. A cidade do Ipu é de belo aspecto, surpreendendo quem a visita à procura de novas sensações. Regularmente edificada, destaca-se pela sua pitoresca paisagem localizada no sopé da famosa Ibiapaba, tornando-se, portanto, a mais próxima de quantas outras das cidades estão encravadas em suas imediações. Em todo seu perímetro urbano conta atualmente com 213 ruas (ano de 2006) bem delineadas, quase todas as calçadas, asfaltadas e arborizadas e com praças ajardinadas.

A maior curiosidade do município, na opinião do saudoso historiador Antonio Bezerra, é indubitavelmente a Bica, jorro d’água que se precipita de uma altura de 120 metros, em um sítio magnífico a dois quilômetros a sudoeste da cidade.
”De longe parece larga fita de prata, caída por sobre o verde “gaio” das árvores, ondulando suavemente ao efeito da luz do sol e expelindo as mais agradáveis irradiações”.

Rios, açudes e lagoas: os rios Acaraú e Jatobá são os únicos do município; há vários riachos, com destaque especial para o Ipuçaba que forma a nossa deslumbrante Bica. Além dos açudes São Bento, Bonito, Barrinha, Cipó e outros. Boa parte da represa do Açude Araras pertence ao nosso município. Existem as lagoas Arroz, Fuzil, João Lobo, Curicaca, Malhada Vermelha, Santa Rosa e Veados. 
Ipu está dividida em duas zonas: serrana e sertaneja, ambas se prestam à agricultura e a pecuária.
Nas zonas agrícolas, os plantios mais explorados são os cereais: algodão, mandioca, cana-de-açúcar, milho, feijão. Hoje na zona serrana há uma produção muito grande de hortaliças, especialmente o tomate.
Nos pastoris, toda espécie de criação é aclimatada na região.

Um comentário:

  1. Saudades do meu berço, meu povo, meu canto. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir