sábado, 14 de junho de 2014

Devotos de Santo Antônio erguem fogueira de 20 metros em Mâncio Lima

  
11 fogueira
Homens levaram mais de quatro dias para construir a estrutura. 
Fogueira é tradição no bairro que leva o nome do santo, em Mâncio Lima.
Os moradores do bairro Santo Antônio, em Mâncio Lima, construíram uma fogueira de 20 metros de altura em comemoração ao dia do santo casamenteiro, nesta sexta-feira (13). Para a realização do trabalho foi necessário o empenho de mais de 20 homens. A fogueira gigante é uma tradição na comunidade e será acesa na noite desta sexta.
Um dos moradores mais antigos da comunidade, José Costa de Matos , afirma que há 20 anos a fogueira é construída para comemorar o dia do santo.
“A primeira fogueira que nós construímos foi há 20 anos, ela tinha apenas 12 metros de comprimento, mas a cada ano que passa a gente faz um pouco maior. Se Deus nos permitir no outro ano faremos esse mesmo trabalho , mas ela vai ficar ainda mais alta. O fogo dela dura quase dois dias”, contou o morador e devoto de Santo Antônio.
O trabalho dos homens começa na floresta, de onde tiram a lenha. Há três anos máquinas ajudam a erguer os quatro pilares principais. Antes o trabalho era mais árduo, eram os próprios homens que levantavam com a ajuda de cordas as peças principais da formação da fogueira.
11 fogueira 02
“Agora está bem melhor de colocar os pilares principais, antes era muito difícil e perigoso. Enquanto uns empurravam o pilar para levantar, outros iam puxando com uma corda, mas no final tudo dava certo, pois o que fazemos é com amor e devoção ao nosso Deus e santo”, diz Francisco Silva.
Após fixar os quatro pilares o trabalho em conjunto começa. Os homens passam de um para o outro os pedaços de lenha, e aos poucos a fogueira vai tomando forma e beleza. “ É muito difícil esse trabalho, precisamos de muitas pessoas, sem união não tem como a gente fazer essa fogueira aqui não”, enfatiza outro morador da comunidade, Rodrigo de Matos.
Casamenteiro e bondoso
O pároco Benedito Ferreira, explica que Santo Antônio não é conhecido apenas por ser um santo casamenteiro, mas também por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos. As pessoas que conseguem algumas graça, segundo ele, costumam doar pão aos pobres. Ele explica ainda que a fogueira é um símbolo de luz para igreja.
“A gente pede a Deus essa luz de Santo Antônio. As pessoas têm essa tradição de fazer a fogueira no dia e na véspera, umas pequenas e outras grandes, e lá na comunidade eles tem a tradição de fazer uma grande fogueira. Esse ano parece que eles queriam entrar para o Guinness Book, e estão com essa fogueira de 20 metros de altura”, brinca o padre.
No Dia de Santo Antônio muitas pessoas aproveitam para também fazer promessas em busca de encontrar a pessoa amada. O pároco Benedito conta que essa tradição de casamenteiro se vem da história de uma jovem que estava prestes a ser entregue em um prostíbulo, devido a necessidade da família, e fez uma promessa para o santo pedindo para se livrar da vida de pecado e encontrar um homem que pudesse ter um casamento perfeito, e foi atendida. Ele afirma que Santo Antonio era um homem simples e de bom coração.
“Quando nós celebramos o dia de um santo nos lembramos como foi sua caminhada neste mundo. Nós não celebramos para um santo e sim com um santo para Jesus Cristo. Santo Antônio só viveu 39 anos, ele era de uma família nobre, rica, e deixou tudo para ser pobre. Ele se comoveu muito quando viu alguns missionários mortos na época de São Francisco, então ele se tornou são franciscano e se tornou um grande pregador”, relatou o padre.
A festa que acontece na comunidade hà vários anos atrai pessoas dos municípios vizinhos de Cruzeiro do Sul (AC) e Rodrigues Alves (AC), além de outros lugares mais distantes. A fogueira gigante deve ser acesa na noite desta sexta-feira (13). Os homens sobem até a parte mais alta da fogueira e lá acendem.
 11 fogueira 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário