domingo, 8 de junho de 2014

A Sala da Escola.

Sala de tamanho agigantado, sem às regras Pedagógicas exigidas por Lei, mas uma sala que abrigava alunos nos três turnos.
Era uma Escola Municipal, dirigida inicialmente pela Professora Sinhazita Taumaturgo, depois Maria Francisca Frota e a sua irmã Maria de Lourdes Frota.
Ficava ao lado ou anexada à casa do Papai, era alugada pela Prefeitura de Ipu para funcionar como classe de alfabetização nos idos de 50 e 60.
Tinha a Sala da Escola, para nós meninos da casa, um significado suasivo, pois se tratava de educação; não éramos alunos da escolinha, mas estávamos sempre presentes a tudo que ali acontecia.
Arejada, ficava para o lado do jardim de lírios alcatifados, do Buquê de Noiva, das Papoulas Vermelhas, era uma beleza de Jardim, um suave perfume era exalado nas
nas Papoulas.
Era grande o número de alunos, todos do Bairro do Reino de França, que hoje nada mais tem daquele tempo.
Desapareceu o grande cercado do Dr. Justo Ribeiro, local que mais parecia um pomar dos mais ricos pelas suas variedades de frutas, cedeu lugar à Garagem da VIPU e a várias construções de elegantes residências.
Desapareceu a casinha do seu Pedro, com as filhas Gonçala e Raimunda, o Juazeiro, que tanto alimentou a criançada pobre, também desapareceu, o Zoológico do Dr. Justo se foi. O Bairro pobre, mas de origem francesa transformou-se em um bairro elegante com pessoas com outra visão de vida.
O bloco de residenciais é um dos mais modernos e donairosos de nossa cidade.

Acabou-se a grota, que no inverno tomávamos banho em águas vindo da "Bica do Alberto", assim era conhecida. O velho Pajeú só existe mesmo o lugar, onde foi erigido o monumento que marca a data de sua construção.

O caminho velho do Gangão já não mais existe, enfim uma metamorfose grande, mas tudo em função do progresso.
A sala da escola também cedeu lugar a outro prédio quando foi reformada, à casa do Papai.
Tudo passou, a história ficou, e a lembrança de tudo continuará viva em nosso pensamento por muito tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário