No Tempo das Tropas e Boiadas.
Na década de 20, a nossa cidade era o caminho natural das boiadas e tropas que vinham do Piauí. Elas se agrupavam na cidade de Pedro II e de lá partiam para em direção a Ipu, atravessando a Macambira e depois descendo as serranias da Ibiapaba. Aqui as boiada eram embarcadas nos trens da saudosa Rede Viação Cearense, onde a Maria Fumaça partia rumo aos portos de Camocim e Fortaleza.
As tropas às vezes compostas de mais de 100 burros voltavam aos sertões do Piai carregadas de tecidos, louças e todos os utensílios domésticos. Hoje este caminho está esquecido, os caminhões saem hoje do Piauí rumo as capitais nordestinas por Tianguá. Os ipuenses devem lutar para a ligação rodovia Pedro II, São José dos Martins, Ipu seja restabelecida.
(Publicado no Jornal dos Tabajaras, julho de 1997).
(Prof. Melo)
Na década de 20, a nossa cidade era o caminho natural das boiadas e tropas que vinham do Piauí. Elas se agrupavam na cidade de Pedro II e de lá partiam para em direção a Ipu, atravessando a Macambira e depois descendo as serranias da Ibiapaba. Aqui as boiada eram embarcadas nos trens da saudosa Rede Viação Cearense, onde a Maria Fumaça partia rumo aos portos de Camocim e Fortaleza.
As tropas às vezes compostas de mais de 100 burros voltavam aos sertões do Piai carregadas de tecidos, louças e todos os utensílios domésticos. Hoje este caminho está esquecido, os caminhões saem hoje do Piauí rumo as capitais nordestinas por Tianguá. Os ipuenses devem lutar para a ligação rodovia Pedro II, São José dos Martins, Ipu seja restabelecida.
(Publicado no Jornal dos Tabajaras, julho de 1997).
(Prof. Melo)
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