sábado, 24 de julho de 2010

Biografia de Antonio Carvalho Martins

BIOGRAFIA DE:
ANTONIO CARVALHO MARTINS

Patrono da Cadeira de Nº 22, da Academia de Letras e Artes do Ceará-ALACE.
Ocupante da Cadeira: ACADÊMICO FRANCISCO DE ASSIS MARTINS

Antonio Carvalho Martins nasceu em Ipu, aos 06 de outubro de 1915. Filho de Abílio Martins e Celina Carvalho Martins. Foi criado como dizemos popularmente por sua avó D. Adelaide Martins.
Teve uma juventude cheia de aventuras e peripécias na cidade de Ipu e na “Fazenda Carão”, de propriedade de sua mãe que chamamos aqui de: “Mãe de Criação”.

Iniciou seus estudos nas Escolas Particulares de Ipu, muito especialmente na Casa D’Aula que ficava localizado no Quadro da Igrejinha, local onde nasceu a cidade de Ipu.Passou ainda por outras Escolas Particulares onde pode aprimorar melhorar os seus conhecimentos, tornando-se em seguida uma autodidata dos mais arrojados da cidade, pois Escolas para formação Acadêmica eram difíceis e raras naqueles tempos, existindo somente em Fortaleza Capital do Estado ou em outros Estados do Brasil, o que exigia inegavelmente um deslocamento e despesas que muitas das vezes fugia das possibilidades do pretendente.

Casou-se em 1946 com Auri Lourenço. Do rebento nasceram os filhos: Abílio, Fantinha, Celininha, Dadazinha, João Tomás, Regina Elisabeth, e Martins Filho.

Iniciou suas atividades profissionais no antigo e extinto Posto de Endemias Rurais, cuja sigla era: DENRU. Foi chamado em seguida de SUCAM, depois F.N.S. e atualmente, FUNASA.

Além de funcionário Público Federal, fundou a Firma “A Lourenço Martins”, casa de móveis e eletrodomésticos. Foi a primeira do Ipu no neste ramo.

Foi membro fundador da folha mensal de Ipu intitulada “Ipu em Jornal” que circulou por muito tempo; teve um período de 1957 a 1962 e depois de 1989 a 1992, escrevia no jornal com o pseudônimo de “Golias”, foi autor também da coluna “Bola Fora”, entre outros escritos do jornal.

Fez várias campanhas em favor de melhoramentos e criações de Praças e Pólos Esportivos.
Nas campanhas fez um grande movimento para reconstrução da Maternidade de Ipu; fez campanha para construção do “Jardim Thomaz Corrêa” existente no Quadro da Igrejinha, onde fica localizado Busto do protagonista da Praça.

Foi Presidente do Grêmio Recreativo Ipuense e realizou umas das mais marcantes administrações junto ao melhor clube diversional de nossa cidade. Fez uma reforma ampla nas suas dependências e estimulou o quadro social que cresceu muito mostrando assim que uma sociedade se desenvolve de acordo com o número de associados. Instalou jogos de uma diversificação bem expressiva, proporcionando deste modo todo o quadro de participantes momentos de lazer e prazer.

Realizou muitas “Tertúlias” ao som de uma discoteca que criara durante o seu mandato.
Aos domingos não faltava o Futebol de Salão e em seguida as Manhãs de Sol com as saborosas Feijoadas ao som do melhor conjunto Musical da cidade “Os Cometas”.

Promoveu ainda as famosas “Manhãs Esportivas”, com uma diversidade de modalidades esportivas bem variadas; como também muitas brincadeiras que como exemplo citamos “A CORRIDA DO SACO” e outras e mais outras.

Incentivou o esporte em todas suas modalidades o que para tanto encetou uma campanha e construiu ao lado do Grêmio Ipuense uma quadra de Esportes que muito proporcionou a juventude ipuense momentos de disputas e diversões. A Quadra de Esportes do Grêmio Ipuense se chamou - Quadra Esportiva Deputado José Dias de Macedo.

Escritor, crítico, satírico e muito versátil escreveu para posteridade de todos nós ipuense e cearenses os livros:

Páginas Alegres, que conta de maneira jocosa o seu viver com os companheiros de trabalho e também com algumas personalidades de nossa terra o Ipu.

Histórias Pitorescas foi o seu segundo livro também repleto de uma narração bem ao natural, versando e contando sempre coisas com os amigos de trabalho e filhos de Ipu.

Ficaram intermináveis as obras: “O Mundo Hilariante” e “Vultos Populares de IPU”.

Antonio Martins ainda foi colunista do Jornal Diário do Nordeste por muitos anos.

Faleceu em 16 de janeiro de 1992, deixando um legado histórico dos mais legítimos de nossa terra, Jardim florido onde nasceu Iracema.


Ipu, 12 de novembro de 2002.
_________________________________
Francisco de Assis Martins

(Dados fornecidos pelo Boris e Celininha em 1995)




Nenhum comentário:

Postar um comentário