sábado, 21 de março de 2015

Praça Major Quixadá.

Fica situada no largo onde está assentado o monumento construído e edificado em 1894, a Estação Ferroviária da antiga – R.V.C. depois Estação Ferroviária da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – REFESA. O local tomou forma de Praça deste a inauguração da nossa famosa e mais bela Estação Trens da Zona Norte do Estado-Ipu.
A Praça propriamente dita foi construída em 1953 pelo Prefeito Municipal Sr. José Oscar Coelho que sucedeu o Prefeito José Lourenço de Araújo Corrêa que renunciara o cargo assumindo assim as funções de Prefeito o Sr. Oscar Coelho então o Presidente da Câmara Municipal de Ipu. Nesta época não existia vice-prefeito e em tal impedimento quem assumia era o Presidente da Câmara Municipal, no caso o Sr. Oscar.
Na sua extensão encontramos além do Prédio Maravilhoso da própria Estação, o Pavilhão Bar, que serve grandemente a nossa juventude, ponto de encontro de toda mocidade da terra ipuense. Antes, porém o Pavilhão era conhecido como: “Café Central”. Nos anos 50/60 o famoso local era gerenciado pelo preclaro Florival Vale, que marcou época com suas gaiatices e histórias mirabolantes.
Forma ainda a Praça Major Quixadá ao lado do Pavilhão um local destacável que vem servindo grandemente para apresentações cívicas e Culturais da cidade, construída simploriamente pelo Prefeito José Carlos Sobrinho em 1995. Fica ao lado do Pavilhão.
Recebeu o nome de Praça Major Quixadá como preito de gratidão àquele que não era ipuense, mas aqui se instalou. Era Advogado, exerceu o cargo de Delegado Espacial de Policia, foi Presidente da Câmara municipal de Ipu, trabalhando muito pela terra ipuense, foi Topógrafo, Marceneiro tendo construído um Sobradinho (ainda hoje existente) na Praça da estação de trens. Construiu vários prédios na cidade destacando duas casas residenciais na Praça São Sebastião. Foi um político bem aceito na cidade. A por votação unânime a Câmara Municipal resolveu colocar na Praça onde construira o sobradinho de: PRAÇA MAJOR QUIXADÁ em sua homenagem. Seu nome completo Antônio Francisco de Paula Quixadá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário