quinta-feira, 19 de março de 2015




A religião é muito importante na cultura da maior parte dos cearenses. A Igreja Católica é a religião hegemônica e deixou várias marcas na cultura cearense. Foi a única reconhecida pelo governo até 1883 quando, na capital do estado, foi fundada a Igreja Presbiteriana de Fortaleza. A religiosidade católica cearense adota vários elementos de origem popular e apresenta influências de crenças indígenas.
Durante todo o século XX várias igrejas se instalaram no Estado e no final desse houve um aumento considerável de pessoas de outras religiões. Contudo, o Ceará é ainda o segundo estado brasileiro com maior proporção de católicos, que são 84,9% da população segundo dados de 20001 . Os evangélicos são 8,2%, os espíritas 0,4%, os membros de outras religiões 0,9%, e os sem religião, 3,8%2 .

Igreja Católica

O catolicismo tem uma extensa rede de igrejas e organizações religiosas em todo o Ceará. A Província Eclesiástica de Fortaleza, encabeçada pela Arquidiocese de Fortaleza, lidera oito dioceses: Quixadá, Iguatu, Tianguá, Crato, Crateús, Limoeiro do Norte, Sobral e Itapipoca. A Igreja Católica foi uma grande força política no passado, sobretudo até a primeira metade do século XX, época em que organizações católicas influenciaram decisivamente os rumos da política estadual.
Todos os 184 municípios cearenses possuem padroeiros. O padroeiro do Ceará é São José, daí porque o seu dia, no calendário religioso, - 19 de março - é feriado estadual. Segundo a tradição popular cearense e os Profetas da chuva, essa data tem grande significado, pois, se até esse dia houver chuva, o "inverno" (estação chuvosa que na verdade é o verão, devido à latitude) estará garantido. Do contrário, a seca estará inegavelmente caracterizada3 . Essa data curiosamente coincide com o equinócio.
Dos muitos templos católicos espalhadas por todo o Estado, alguns de destaque são: Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala que passou quase 50 anos soterrada por dunas e é um dos únicos exemplares de arquitetura barroca no Ceará; Igreja de Nossa Senhora do Líbano a única igreja Igreja Greco-Católica Melquita no Nordeste; e o Seminário da Prainha, mais antigo seminário do Ceará.
A fé sertaneja, muitas vezes associada ao messianismo e marcada por profunda relação com os santos, rituais e datas religiosas, foi e continua sendo bastante influente na história cearense e nos costumes e festejos cearenses. A cidade de Juazeiro do Norte surgiu de um assentamento que, sob orientação do Padre Cícero, considerado pela fé popular um santo, tornou-se um local de peregrinação religiosa e, nos últimos anos, atrai milhares de crentes de vários locais do Nordeste. Outro local de grande peregrinação religiosa no Ceará é a cidade de Canindé que abriga um santuário importante é o de Canidé, em devoção a São Francisco, considerado o maior das Américas4 . O Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, tem se tornado outro centro de peregrinação católica.
Na década de 1920 o beato José Lourenço, protegido de Padre Cícero, foi o líder messiânico do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, dissolvido por forças policiais em 1937. Outro líder messiânico de origem cearense foi Antônio Conselheiro que liderou o arraial de Canudos e foi morto durante a Guerra de Canudos.

Referências

  1. As Religiões no Brasil Segundo o Censo de 2000 PUC São Paulo (2003). Visitado em 29 de janeiro de 2009.
  2. Proporção da população residente, por religião, segundo as Grandes Regiões e Unidades da Federação 1960/2000 IBGE. Visitado em 29 de janeiro de 2009.
  3. Devotos rendem homenagens ao santo padroeiro Diário do Nordeste (8 de março de 2005). Visitado em 29 de janeiro de 2009.
  4. Canindé é o maior santuário franciscano da América. Veja! GP1 (3 de outubro de 2008). Visitado em 29 de janeiro de 2009.
Bandeira do Ceará.svg Este artigo é um esboço para um artigo maior sobre o Ceará. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário