terça-feira, 3 de março de 2015

 Ipu (CE): Parecer propõe tombamento da Igrejinha do Quadro

Data: sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 | Horário: 20:00


Ela foi a primeira igreja do Ipu. Conhecida também como Igrejinha do Quadro.

Iniciado em 28 de junho de 2005, a pedido da Prefeitura Municipal de Ipu, o processo de tombamento da Igrejinha de Ipu (Capela de Nossa Senhora do Desterro) está em fase bem avançada na Secretaria de Estado da Cultura do Ceará.

Já tombada provisoriamente, a partir da aprovação do Parecer técnico, a Igrejinha deverá ser tombada definitivamente pelo Estado do Ceará e passará a compreender o Patrimônio Histórico Preservado do Estado.

O processo de tombamento, conforme a lei, fica a cargo do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará – COEPA e o relator é o guaraciabense e ex-aluno do Colégio Ipuense, conselheiro José Luís Lira (foto), que, na primeira reunião do COEPA deste ano de 2015, realizada na última quarta-feira, 25/02, entregou ao Presidente do Conselho, Secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, parecer favorável ao tombamento, requerendo que o tombamento seja inscrito no Livro de Tombo Histórico e Etnográfico, por considerar o interesse histórico que reveste o bem a ser tombado definitivamente.

O parecer será encaminhado aos conselheiros e depois de aprovado pela maioria dos Conselheiros, é encaminhado ao Governador para homologação e posterior feitura do Decreto de Tombamento que será publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará.

Centro histórico da cidade de Ipu onde se deu o início do povoamento do município. Sobre o termo "Quadro da Igrejinha", o sentido é claro.



O local onde se localiza o centro histórico tem um formato de quadrado ou até mesmo um retângulo, mas a população resolveu adotar o quadrado como designação da pequena área do centro histórico, a Igrejinha foi o berço do povoamento e ali nas proximidades surgiram as primeiras ruas, bairros. Mas antes de tudo veio a Igrejinha, por essa questão é "Quadro da Igrejinha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário