quarta-feira, 27 de abril de 2016

LUZ  ELÉTRICA NO IPU.

Já foi dito por alguém que nada constitui tanta oneração para as Prefeituras do interior, do que os compromissos assumidos com a instalação e manutenção da iluminação elétrica. De fato, conta-se no Ceará os Municípios que não estão devendo ás Empresas de luz, e entre eles figura o de Ipu. Mas, não há duvida, é o melhoramento que mais recomenda o progresso de um povo e mais de perto fala ao interesse publico.
Em 1931 era a nossa cidade a única que na margem da Estrada de Ferro de Sobral se ressentia de grande ausência de iluminação. Em 1929 havia a Firma Coelho, Ferreira & Companhia, de Fortaleza, lavrado contrato com a Prefeitura, em que se comprometia a instalar a iluminação publica e particular, no que prefiro, com muito acerto, aproveitar a queda d’água que se desaprende da Ibiapaba. Mereceu este empreendimento toda a colaboração de minha administração, tendo conseguido com o Estado o donativo de 12 canos possantes para auxiliar na canalização das águas.

A 20 de setembro de 1931 teve lugar a inauguração, que importou num verdadeiro acontecimento, tanto pelo alcance da edificante realização, como pelo brilho excepcional de que se revestiram os festejos, cuja discrição hei por bem, como um marco da história do Ipu, transcrever, dentre as inúmeras que os jornais de então publicaram:

Nenhum comentário:

Postar um comentário