quinta-feira, 7 de abril de 2016


Diário de uma Crismanda
Tenho o maior respeito pelos certificados e a simbologia do reconhecimento da conclusão de algo e a consequente mudança de ciclo (é pra frente que se anda e sempre há algo bom para acontecer). Já busquei muitos deles e, tantas vezes, esse caminhar me fez adiar projetos e pessoas, inclusive, eu mesma. Não posso aos sábados, na semana tem específica, o curso, a extensão, o trabalho e seus desdobramentos... Especialmente hoje acredito que tudo é no tempo de Deus e nada neste mundo acontece sem a permissão Dele. Então, celebro com alegria a Confirmação que veio quando deveria vir.
Comecei refletindo que a essência da Crisma era, de fato, fantástica: o protagonismo que move uma pessoa a ratificar o seu sim (eu sempre querendo fazer minha história) de maneira consciente. O Batismo depende da vontade dos pais, a Eucaristia, muitas vezes, surge do "pacote" da escola, mas a Crisma, especialmente na fase adulta, vem do reconhecer-se pequeno diante de todas as coisas que já viu na vida e desejar, de todo o coração, buscar a paz com você e com o mundo, o amor verdadeiro, o tudo falar sem nada dizer de um silêncio.
Feliz da pessoa que reconhece suas limitações e reconheço que, para mim, é muito difícil o "caminhar sozinho". Eu não conseguiria sozinha, então, passei a buscar outras pessoas.
Mas...Seria, apesar do turbilhão de pensamentos/sentimentos, mesmo prioridade? E comecei buscando o lugar mais perto, o "curso" mais curto, gente conhecida para passar o tempo mais rápido, o "para entrar no céu clique aqui". 
E comecei a ler (há muita coisa pela pela internet). comecei a ouvir (tantas pessoas lindas me ajudaram), comecei a, principalmente, sentir. É responsabilidade. E muita. Com você e com o outro. Conclusão: Quer brincar de óleo Johnson/Natura pra tirar foto?hahaha fica em casa.
Michel Lira, ao Evangelizar pelas redes sociais, foi aquele amigo que soube ser presente e acolher mesmo depois de dez anos de distância do colégio. "Vai lá na Igreja de Fátima. Está começando uma turma nova."
A Igreja de Fátima: das missas pela internet durante a licença médica, das angustias cotidianas, da felicidade do resultado da OAB, dos casamentos emocionantes, da missa de formatura, da devoção de uma Livia MARIA. AH... Um respeito e admiração pelo Padre Ivan. Sim, de fato,teria pertencimento.
Bom, iria e tal, mas sem ter a certeza se continuaria a ir. E falei isso pra várias pessoas próximas (algumas ficaram meio chocadas).
Mas começar pelo começo já é boa coisa. Um dia de cada vez era meu lema. Quase o AA.
A ideia do pertencimento deu certo e, apesar de cansada do trabalho e dos ônibus lotados, foi determinante para o meu início.Depois compreendi que a Igreja é muito além das paredes, dos bancos, das imagens. 
A igreja estava no meu grupo de colegas. E eram muitos. Alguns "iniciantes" como eu e outros sempre dispostos a partilhar o conhecimento (nos encontros presenciais ou pelo whatapp). 
A Igreja estava na carona amiga da Lays.
A Igreja estava nos catequistas. E quanto cuidado, dedicação, amor eu via ali. Armando Ávila, Nahedyja Rocha (...)Desde as fardas do Colégio dos Bombeiros eu não tinha tanta afinidade com pessoas de vermelho (e hoje o vermelho não diz respeito só à cor da blusa).
A Igreja estava no lanche. 
A Igreja estava na Palavra de Deus. O Evangelho, especialmente, toca meu coração. 
A Igreja estava na minha madrinha Alessandra Aragao Xerez Marques, pessoa que, dentre tantas maravilhosas, escolhi para estar ao meu lado nesta caminhada.
A Igreja estava no abrigo de idosos. A Igreja estava demais ali.
A Igreja estava nas missas e na Semana Santa deste 2016
A Igreja estava na Eulene Xerez, Francisco Azevedo, Regis Marques Regis Marques,Renan Xerez Marques,Levi Xerez Marques, Jucileide Cronemberger, Georgia Maciel, Gracilene Gomes, Leticia Forte, Stephanie Mikaela, Fred Hods Emoticon heart
A Igreja estava em todas as pessoas que mandaram lindas mensagens, mas não puderam comparecer.
A Igreja estava em cada Terço da Providência rezado, Ave Maria, Pai Nosso, Creio em Deus Pai rezado com o coração
A Igreja estava no Mandamento do Amor de Jesus Cristo


Eu ainda confundo as palavras na oração do Espirito Santo
Eu ainda tenho dificuldade com algumas leituras da Bíblia
(Meu Deus, o Bispo vai me "descrismar". Vou parar por aqui.)

"Indo vindo. Trevas e luz. Tudo é graça. Deus nos conduz."

E nós vamos perseverar.
Afinal, hoje é o primeiro dia de todos os outros.

"Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé"

Nenhum comentário:

Postar um comentário