Patronato de 1952 a 1956
Vejamos o Patronato Sousa Carvalho no decorrer de 25 anos a serviço de nossa Ipu – rincão engastado na montanha a banhar-se na Linfa Cristalina, a caminhar a passos firmes, em busca do útil e do belo.
São estes os seus principais eventos no decorrer de sua existência.
Para dirigir os destinos do Patronato, chegou a 31 de janeiro de 1952 – Irmã Carmélia da Costa Nogueira, primeira Superiora.
O patronato em pleno funcionamento:
· Organização da Associação de Santa Luzia de Marillac (1952) movimento das alunas, sob a direção das Irmãs – que tinha por objetivo levar ao pobre desamparado o conforto material e espiritual. A referida Associação só teve a sua instalação oficial, a 1º de novembro de 1954, sua primeira diretoria foi assim constituída:
DIRETORA – Irmã Rosalie Vieira
PRESIDENTE – Elimar Camelo Timbó
VICE-PRESIDENTE – Ma. Arineide Feitosa
1º SECRETÁRIA – Ma. Silvia Tavares
2º SECRETÁRIA – Ma. Vanda Torquato
ORADORA – Ma. Irací Carvalho de Paiva
· O Sr. Milton de Sousa carvalho – benfeitor da Obra – visita a sua terra-berço onde permaneceu três dias (28, 29 e 30/11/1952).
Houve grande recepção: homenagem das alunas do Patronato – Paraninfa uma turma de nove ruralistas – Banquete... Baile... Muita festa!
Como lembrança ficou gravada na entrada do Patronato – uma placa de bronze – comemorativa de sua honrosa e primeira visita ao Patronato.
· No dia 21 de março de 1954 – foi solenemente benta com a permissão da autoridade diocesana – a Capela de Nossa Senhora das Graças do Patronato Sousa Carvalho. Em virtude de um privilégio especial das Irmãs de Caridade a referida capela é Semi-Pública.
Foi bastante concorrido aquele ato, com a presença das autoridades locais e um grande número de fiéis.
Naquela mesma ocasião foi benta a imagem de São Vicente de Paulo – oferta do Sr. Vicente Ferreira Maria à Capela Nossa Senhora das Graças (Livro de Tombo, pag. 41)
· A fundação Nilo de Sousa Carvalho é criada por escritura pública de 28 de março de 1955 – com sede em São Paulo à Rua Guayaquil Nº 105, com o objetivo de auxiliar a manutenção e desenvolvimento do Patronato Sousa Carvalho.
Nilo de Sousa Carvalho instituiu a “Fundação Nilo de Sousa Carvalho”, dotando-a com cem partes beneficiárias de números um a cem de “Modas e Exportações Clipper S/A” – sociedade comercial, dotação esta feita com as cláusulas restritivas inalienabilidade e impenhorabilidade estimada em cinco milhões de cruzeiros.
Aqui saliento o parágrafo primeiro do Art. 2º Cap. 1 dos Estatutos da “Fundação Nilo Carvalho”.
Para concretização desses objetivos (manutenção e desenvolvimento do Patronato), a Fundação destinará obrigatoriamente ao Patronato Sousa Carvalho 80% de suas rendas líquidas, enquanto os restantes 20% poderão ser distribuídas entre outras instituições de objetivos idênticos ou semelhantes à escolha da Diretoria (livro Tombo – pags. 49 e 50).
· As instalações do Patronato se ampliam.
Tem inicio o Auditório Nilo Carvalho e a Casa de Hóspede pede (16/08/1955). A inauguração das referidas dependências se deu a 27 de novembro de 1956 – Dia da Medalha Milagrosa (construtor Francisco Cesário Filho – Chico Sobral).
O “dia 27 de novembro era dedicado a Superiora” – era um costume da Congregação das Irmãs de Caridade – Naquela época era o “Dia” de Irmã Nogueira – As alunas festejavam aquela data com muita festa.
· Para dar melhor assistência às crianças pobres do Patronato, foi criado um Gabinete Dentário, numa das dependências – junto à Casa de Hóspedes que teve como dentista o Sr. Cícero Pereira de Paiva (dentista prático).
· Criação do Jornal Estudantil o “Semeador”!
· A Escola Normal Rural diploma a sua última turma em 02/12/1956, foram 16 professoras que concluíram e marcaram a extinção da Escola Normal Rural de Ipu – lotada no Patronato Sousa Carvalho.
· Criação do Ginásio Sagrado Coração de Jesus de Ipu, pela portaria Nº 521 de 23 de fevereiro de 1956.
Na década de 50 não era fácil conseguir-se para o interior o Ginásio – 1º ciclo – Depois de enviada toda a documentação solicitando a criação do Ginásio em Ipu – documentação dirigida aos Órgãos Competentes – Graças aos pedidos feitos pela Comunidade das Irmãs, pelas alunas ao Sagrado Coração de Jesus através da oração que era feita de braços abertos.
“Ô Jesus no vosso coração confiamos esta intenção... Ô Jesus contamos convosco”... Etc.
Por intercessão do Sagrado Coração de Jesus, o Ipu, ganhou um Ginásio – esforço da incansável e admirável administradora da “benemérita” instituição Irmã Nogueira.
Daí o nome – Ginásio S. Coração de Jesus que passou também a ser o nome de toda a Comunidade Escolar que o tem como Patrono.
Antes da criação oficial do Ginásio, Irmã Nogueira, recebeu a autorização do M.E.C., para as alunas fazerem no fim de 1954, Exame de Admissão no Ginásio Ipuense. Em 1955 funcionou a 1º série Ginasial no Patronato, sendo as provas parciais e finais das alunas feitas no Ginásio ipuense.
Logo quando o Ginásio Coração de Jesus foi criado oficialmente em 1956, funcionou a 1º e 2º séries.
· A equipe de Irmãs de Caridade, juntamente com o professorado, que dirigiu as atividades escolares em torno do binômio – ensino – aprendizagem foi a seguinte no decorrer deste lustro:
Irmã Nogueira – Superiora
Irmã Rosalie Vieira – Secretária
Irmã Genoveva Álvares
Irmã Susana Nogueira
Irmã Catarina Vieira
Irmã Lúcia Araújo
Irmã Maria José Carneiro Magalhães
Irmã Bernadete Aragão
Irmã Marta Silva
Irmã Nogueira, exímia educadora, pelo seu dinamismo, juntamente com sua equipe de Irmãs e o professorado fez o Patronato crescer, procurando atingir a meta desejada – educador social e espiritualmente a juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário