segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Geologia da Serra da Ibiapaba.

Geologia.

Geologicamente esta área está inserida na unidade Formação Serra Grande. De acordo com o RADAMBRASIL (1981), o nome Serra Grande foi usado pela primeira vez por Small (1913) apud Sousa, para designar o espesso pacote de arenitos que forma a escarpa da margem oriental da bacia do Parnaíba.

A sedimentação desta unidade inicia-se com arenitos brancos, grosseiros, conglomeráticos, contendo leitos de até 20 m de conglomerado oligmítico grosseiro com seixos de até 20 cm de diâmetro de quartzo, e os seus tamanhos diminuem da base para o topo, seguindo-se arenitos grosseiros com estratificação cruzada diagonal. Em certas regiões aparecem intercalações de siltitos e folhelhos arroxeados, principalmente no topo da formação.

As camadas mergulham suavemente para Oeste com intensidade de 2° a 10°, formando uma Cuesta cujo front é a escarpa de Serra Grande.

A formação Serra Grande ocupa uma faixa com direção geral Norte-Sul e uma largura variando de 20 a 60 km. Aí situam-se as cidades de São Benedito, Guaraciaba do Norte-CE, Cocal, Itainópolis e Jaicós-PI. Apresenta excelentes exposições, principalmente na atual borda da bacia, na imponente escarpa da Serra Grande ou da Ibiapaba que chega a ter 700 m de desnível ao Norte e decresce suavemente para Sul até desfazer-se totalmente na área de Leste de Picos. Em quase toda extensão da escarpa a formação Serra Grande constitui apenas o seu topo, ou seja, os últimos 80 a 100 m chegando a ter apenas 20 m na Serra dos Cariris Novos entre Pimenteiras- Pi e Parambu-CE.

Como extensão tem-se a escarpa a Oeste de Ipu-CE, cujos 700 m são inteiramente de arenitos e arenitos conglomeráticos, sendo a maior espessura da formação conhecida em superfície. As camadas mergulham suavemente para Oeste com intensidade de 2° a 10° formando uma Cuesta cujo o front é a escarpa de Serra Grande.

O seu contato inferior faz-se em nítida discordância angular sobre rochas do Grupo Jaibaras, Complexo Nordestino, Grupo Rio Jucá, Complexo Trindade, Grupo Salgueiro e suíte magmática, o contato superior faz-se com os folhelhos da formação Pimenteiras de maneira concordante, e em certos locais é marcado por uma superfície ferruginosa endurecida.

Até o presente, não foram encontrados fósseis na formação Serra Grande. A idade silurodevoniana lhe é atribuída em virtude da posição estratigráfica, abaixo da formação Pimenteiras, posicionada no Devoniano Inferior.

4 comentários:

  1. Saiba como viajar para a Serra da Ibiapaba gastando o mínimo, confira as dicas em: Turismo | low cost - viagem barata

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando que me licencie esta foto para uso no Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_de_Ibiapaba
    Se puder.

    ResponderExcluir
  3. Wikipedia, podeis usar a fotografia em apreço, sem problemas. Fique a vontade.

    ResponderExcluir