segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cel. João Bessa Guimarães

Cel. João Bessa Guimarães

Era sobralense de nascimento e chagara ao Ipu na época da inauguração da Estrada de Ferro, de que era agente. Aqui se casou com dona Hermelinda de Sousa, filha do Cel. Porfírio José de Sousa e de dona Maroca Pessoa de Souza. O Cel. Bessa foi naquela época pessoa das mais influentes na região, filiado aos Marretas, opositores dos Democratas de então.
Foi Coletor Federal por muitos anos, quando se aposentou. Do casal nasceram os filhos Manoel, João, Luís, Maria, Raimundinha, Iracema, José (garoto que faleceu aos 11 anos, em 7 de fevereiro de 1921).
Manoel Bessa Guimarães, filho do Cel. João Bessa, foi guarda-livros (contabilista) e inspetor de ensino muitos anos em Ipu. Casou-se com a Srta. Maria da Conceição Menezes, natural de Mossoró, em 08-06-1944, consórcio de que nasceram os filhos Hermelinda e Marcos Aurélio de Menezes Bessa, Manoel Bessa era cidadão influente, muito inteligente, hábil no discurso e no relacionamento social, falecendo em Fortaleza em dezembro de 1973.
Outro filho do Cel. Bessa foi João Bessa Filho, que se casou já maduro com dona Elsa Rodrigues Bessa, de família sertaneja, obtendo desse casamento os filhos: Hermelinda, Francisco, João Bessa Guimarães Neto, José, Maria, Marcos, Maurício, Ana e Silvana. João Bessa morava em sua fazenda Boa Vista e faleceu nesta cidade a 27 de abril de 1976, com 75 anos.
Luiz Bessa Guimarães (Bessinha) tinha 21 anos, mais ou menos, rapaz brincalhão e divertido, quando ficou hanseniano, moléstia então muito temida. Retraiu-se na fazenda Boa Vista e lá faleceu em 1918, na flor da idade.
Maria Bessa Guimarães morreu moça velha em Ipu, em 1916.
Raimunda Bessa Belém casou-se com o Sr. Luiz de Paula Belém, proprietário do sítio Engenho, duas léguas desta cidade. Desta cidade vieram os filhos: Nilo, José Bessa e uma menina. José Bessa é casado com uma filha de José Pereira, Toinha, cidadão inteligente, ex-funcionário do IBGE e residente em Ipu. Nilo faleceu no Rio, no Hospital Miguel Couto, aos 12 de maio de 1961.
Raimundinha Bessa, no dia 05 de junho de 1928, no sítio onde residia, foi envenenada por uma empregada de nome Alzira, num prato de comida, vindo a falecer momentos depois. A criminosa foi presa e processada nesta comarca.
Iracema Bessa Belém casou-se com Luiz Belém, viúvo de sua irmã Raimundinha, dando-lhe vários filhos.

Um comentário:

  1. Professor Francisco Melo,

    Meu nome é Thiago Martins, neto de Antônio Carvalho Martins, casado com Auri Lourenço Martins. O senhor deve tê-lo conhecido. Sou filho da Dadazinha. Esta genealogia é muito interessante, pois casei-me com a bisneta do Cel. João Bessa Guimarães, neta do Sr. Manoel Bessa e filha de Hermelinda de M B Guimarães.

    Gostaríamos de saber se o senhor tem mais alguma informação complementar sobre a genealogia desta família. Em nossa próxima ida ao Ipu, gostaríamos de conversar com o senhor.

    Um forte abraço !

    Thiago Martins

    ResponderExcluir