sexta-feira, 14 de maio de 2010

Praça Delmiro Gouveia.


Jardim Delmiro Gouveia

Estende-se em frente à Igreja Matriz de Ipu, com belo e bem cuidados Jardins que florescem, deixando a Praça inebriada pelos perfumes das rosas.

Na parte superior da Praça está localizado o busto do Pioneiro da Eletrificação do Nordeste – o Nacionalista Delmiro Gouveia.

Existe local serve para grandes eventos, como: concentrações cívicas, lançamentos de livros, comícios políticos e de lazer para aqueles que gostam dos Bancos da Praça.

Foi construída pelo Prefeito Municipal Dr. Francisco Rocha Aguiar e inaugurada no mês de junho ano de 1963.

Delmiro Gouveia é nome de cidade, no estado de Alagoas e está situada na antiga cidade que se chamava Pedra e Pertencia a Água Branca. O Município que tem o nome de Delmiro Gouveia resultou da Lei de nº. 1.623, de 16 de junho de 1952, instalando-se em 14 de fevereiro de 1954.

A freguesia data de 1914. Está sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário e pertence à Diocese de Penedo.

Delmiro criou em Recife o primeiro o Supermercado chamado Derby, criou ainda a Fábrica de Linhas que recebeu o no de: Linha Nacional marca “Estrela”, tinha como endereço telegráfico “DELMIRO”.

No Município de Pires Ferreira que já pertenceu a Ipu existe um distrito com o nome de Delmiro o antigo Santo Izidro.

Em fortaleza na Praça dos mártires (Passeio Público) foi colocado o seu Busto como uma homenagem a sua personalidade e a maneira como morreu.

A Praça atualmente se encontra em perfeito estado de conservação, ajardinada e bem cuidada com várias plantações que embelezam a pracinha do Pioneiro de nossa eletrificação.
Temos dois grandes historiadores filhos de Ipu que se dedicam à história de Delmiro: Francisco Magalhães Martins (já falecido) autor do livro “Delmiro Pioneiro Nacionalista” e Anastácio Pedro de Melo Lima – (Pitote).

Nenhum comentário:

Postar um comentário