quinta-feira, 3 de março de 2016

Histórico - João Anastácio Martins                                                            

“Várzea dos Espinhos” ou simplesmente “Espinhos”, berço daquele que foi cognominado pela sociedade ipuense de “Arquivo Vivo do Ipu”, “Cérebro de Ouro”, o autodidata vindo das paragens da Guaraciaba do Norte para se instalar na Terra de Iracema nos meados do ano de 1936.

João Anastácio Martins tornou-se conhecido rapidamente no Ipu graças uma alcunha que recebera de sua mãe, a mesma se chamava FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃO, e que se tornara popularmente conhecida por MARIA CHIQUINHA daí a razão de “João Chiquinho” ou “João Chiquinha”. O seu pai era ANASTÁCIO JORGE FERREIRA.

Chegou no Ipu como comerciante ambulante, vendia mercadorias diversas na Serra e no Sertão e em outras cidades das vizinhanças do Ipu, era na época das TROPAS E TROPEIROS.

Veio em seguida estabelecer-se regularmente na cidade dos Tabajaras, com uma Loja de Tecidos predominantemente naqueles anos.

Passou a residir na primeira Rua do Ipu, a Rua da Goela, hoje Rua Cel. Pedro Aragão antes, tendo recebido o nome do Senador Catunda. Nesta Rua conheceu Heraclides Coelho o que mais tarde se tornara sua esposa, em 26 de maio de 1942.

O casamento do Papai aconteceu na data acima citada era uma terça-feira às 17h00min horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, (Igrejinha) oficiado pelo Coadjutor da Paróquia de Ipu, Padre Caubí Jardim Pontes.
Os noivos estavam vestidos com roupas brancas. Foram testemunhas Cesarina Cavalcante, D. Biluca, e ainda com um acompanhamento das cantoras do Coro Santa Cecília da Igreja de Ipu, Maria do Carmo Soares, Joaquina de Oliveira Lima, Cecília Pombo, Éster Gomes e Beatriz Gomes e o outro convidado Antonio Dejacir Torquato, José Taumaturgo Furtado, Antonio Paulino de Oliveira, Francisco Soares Sampaio e Jose Osmar Pontes.

Do enlace vieram os filhos: Francisco, Socorro, Marcone, e Fátima e o Raimundo. E em seguida foi adotada a Rita de Cássia.
Papai permaneceu casado com Mamãe durante cinqüenta e nove anos (59).

Os contratempos aconteceram e o Sr. João tornou-se funcionário da Prefeitura Municipal de Ipu e coadjuvante de Joaquim de Oliveira Lima nos trabalhos de demarcação da cidade e pesquisas históricas de todo Município de Ipu razão porque se apaixonou e aprofundou-se nas pesquisas das coisas da Terra de Iracema, tendo levado para sepultura uma riqueza incontestável de profundo conhecimento da nossa história.

Nasceu numa manhã radiante do dia 04 de novembro de 1907, partindo para a eternidade também numa manhã brilhante do dia l5 de julho de 2003. Os seus últimos momentos foram enriquecidos de despedidas aos filhos e a nora Frasnquinha em comovidas emoções que nos deixou mais uma vez fortificados pela sua sapiência; uma instrução merecedora de orgulho para os seus filhos e membros outros da família. Partiu Papai com os seus 95 anos e 08 meses de vida. O seu féretro foi acompanhado por um expressivo número de amigos seus e de seus filhos, tendo discursado diante do seu cadáver no Cemitério local o - Médico Dr.Thomaz de Araújo Corrêa seu particular amigo e confidente de suas horas causticantes.

Em suas palavras iniciais disse; “o chão se abre neste instante para receber o corpo de João Anastácio Martins conhecido carinhosamente por todos nós como João Chiquinho”, daí então fez uma explanação de toda sua vida, um histórico verdadeiramente comovente e completo sobre o Papai que gozara da amizade e consideração e, acima de tudo o respeito de Dr. Thomaz de Araújo Corrêa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário