segunda-feira, 7 de março de 2016

08 DE MARÇO- DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

No dia 08 de março se homenageiam as mulheres. Dia Internacional da Mulher. A história conta que em Nova Iorque, em 1857, operárias da Indústria Têxtil Cotton entraram em greve, reivindicando redução de jornada de trabalho para 10 horas diárias que eram 16 e o direito a licença-maternidade, Em represália, os patrões traçaram-nas na fábrica e atearam fogo, quando então 129 delas morreram queimadas. O dia da tragédia foi instaurado e lembra-las. Portanto, as conquistas das mulheres ocorreram muitas vezes através de sacrifícios até mesmo a própria vida.

A participação da mulher hoje em vários segmentos da vida pública traz modificações profundas nas relações sociais e nos papeis desempenhados por homens e mulheres. Há mulheres em função de líderes em organizações empresariais, políticas, educacionais, ligadas à saúde, à ecologia à arte.
Mulheres em movimentos de diversas naturezas, buscando maior respeito ao planeta, qualidade de vida, menos violência e menos fatores de stress.
A mulher constrói uma visão de mundo, constrói uma sensibilidade e uma intuição, que a faz lidar com idéias e fatos que encontra, de modo inovador e singular, enquanto recortada pelo olhar feminino. Assume uma identidade de sujeito feminino. Buscando que se valorizam as diferenças, porém igualdades nos direitos de ser humano.
A mulher no terceiro milênio é, sem dúvida, uma mulher em busca do prazer do trabalho criador, abraçando à conquista de construir-se a si própria.
        No mundo inteiro, a entrada recente da mulher no domínio público, na prática e independentemente de qualquer ideologia, está trazendo uma transformação das estruturas psíquicas tanto de homens quanto de mulheres e concomitantemente uma mudança das estruturas socioeconômicas pelos caminhos mais surpreendentes.

* O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1975 pela Organização das Nações Unidas, O. N. U.   
* A primeira constituição Brasileira foi em 1824 não dava direito de voto a mulher, somente em 1932 no governo de Getúlio Vargas a mulher obteve o direito  de votar.


                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário