sábado, 19 de março de 2016

19 de Março - Dia de São José, o Padroeiro do Ceará


Hoje dia 19 de março, é dia de São José, um dos santos mais prestigiados do Ceará. A parceria entre São José e o Ceará começou a mais de 300 anos quando pescadores encontraram uma imagem do santo no litoral cearense, e São José de Ribamar foi declarado padroeiro da cidade de Aquiraz, a primeira capital do Ceará. 
E desde então tem sido assim: o sertanejo deposita em São José suas esperanças de bom desempenho da estação chuvosa, que é prenúncio de boa colheita, água para a lavoura e mesa farta para o resto do ano. No entanto nem todos os anos são bons de chuva no Estado, e aí entra a relação do santo com as chuvas. 
O dia de São José ocorre durante a Quaresma e coincide com a passagem do equinócio. 
(O Equinócio corresponde à época do ano em que o Sol, em seu movimento próprio aparente na eclíptica, corta o equador celeste, e que corresponde à igualdade de duração dos dias e das noites. No Ceará corresponde ao inicio do período chuvoso).  
Segundo a tradição, se chover no dia 19 de março, dia do santo, vai ter inverno.
O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador". 
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus. 
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, Maria tinha muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida. José recebeu de Deus uma missão sem igual: ele foi escolhido para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. (Mt 1,18-25) 
Por ter sido educador de Jesus quando menino, adolescente e jovem, José teve grande importância na história da salvação. O Padroeiro do Ceará é visto como um homem silêncioso e humilde. É também o homem do trabalho para sustentar sua família; é o homem justo, obediente, de fé profunda, totalmente disponível à vontade de Deus. Tinha a profissão de carpinteiro. Era um artesão simples e modesto. 
E foi esta profissão que ele ensinou a Jesus.
Não há registros de quando José morreu. Provavelmente, foi pouco antes de Jesus começar sua pregação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário