segunda-feira, 29 de junho de 2015

Fogueira Gigante é acesa por frades na véspera de São Pedro, em Caruaru

Frade capuchinho foi içado por um guindaste até o topo do "monumento".
Bandas de pífanos, quadrilha e bacamarteiros também animaram o evento.


Fogueira Gigante (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)Fogueira Gigante é tradição no São João de Caruaru
há mais de 30 anos (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)
A noite da véspera de São Pedro (28) é uma ocasião especial para quem vai à Praça Dom Vital, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Há mais de 30 anos, os frades capuchinhos da cidade cultivam a tradição da Fogueira Gigante.
Montado em frente à igreja que fica ao lado do Convento, um dos símbolos mais populares das festas de junho alia-se à liturgia católica. Anualmente, após uma missa especial, centenas de fiéis se juntaram à multidão reunida ao redor do "monumento", que este ano teve cerca de 12 metros de altura e já foi considerado a maior fogueira do mundo. A lenha usada vem do material recolhido por equipes responsáveis pela poda de árvores no município. Por isso, alguns chamam a peça de “fogueira ecológica.”
Antes do acendimento acontecer, quem estava presente conferiu diversas apresentações de bacamarteiros. O barulho dos tiros, disparados em armas (bacamartes) carregadas apenas com pólvora, sem munição, assustava o público presente. Mas eram sustos divertidos, como frisou a estudante Priscila Araújo. Vinda de Gravatá, ela aproveitou a ida ao São João de Caruaru para apreciar, pela primeira vez, a Fogueira Gigante. “É emocionante esse espetáculo cultural! São coisas que a gente só encontra aqui,” disse, enquanto assistia aos bacamarteiros.
Fogueira Gigante em festa (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)Fogueira Gigante reúne centenas de pessoas em Caruaru, Pernambuco (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)
O evento também contou com a presença de bandas de pífanos e uma quadrilha estilizada. Priscila Quitéria é técnica de enfermagem, mas trabalha com danças no período junino. Bailarina da Quadrilha Arrastapé Dom Vital, do próprio bairro onde a festa acontecia, ela mostrava-se o quanto estava satisfeita por estar participando como figurante. “É muito importante a gente seguir com a tradição, principalmente em datas comemorativas, porque isso faz com que a cultura da cidade não morra. Nosso bairro faz tanto a broa gigante quanto a fogueira. Para nós, que aqui moramos, é muito importante vivenciar esses momentos.”
Frei Genivaldo Viana (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)Frei Genivaldo Viana acende fogueira gigante pela
segunda vez (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)
No entanto, o instante mais aguardado foi o acendimento da peça. Como fez no ano passado, o administrador paroquial e Guaridão do Convento dos Capuchinhos de Caruaru, Frei Genivaldo Viana, utilizou um guincho para chegar ao topo da fogueira. Usando um tipo de archote, ele a acendeu solenemente. Em seguida, fogos de artifício estouraram no céu, enquanto o público aplaudia.
O religioso garante que não sentiu medo nas duas vezes em que foi içado para realizar o acendimento. “É uma experiência emocionante. Lá de cima, é interessante a gente observar o 

Nenhum comentário:

Postar um comentário