quinta-feira, 11 de junho de 2015

Padre Reginaldo Manzotti - boletim informativo semanal

Filhos e filhas,

Nesta semana, na sexta-feira, celebraremos o dia dos namorados e logo em seguida, Santo Antônio, conhecido por muitos como o santo casamenteiro. E é esse o tema que escolhi para esta mensagem: namoro, noivado.
Em meus programas de rádio e TV, recebo inúmeros pedidos de oração e aconselhamentos, sendo a maioria, deles sobre relacionamentos. É fundamental que o período do namoro e noivado seja bem vivenciado, pois um bom discernimento evita muitos problemas futuros. E é importante não queimar etapas!
O namoro é tempo de conhecimento, identificar no outro os pontos comuns e também os dissonantes, não é momento de compromisso, mas sim um amor curioso, de avaliação. Já o noivado é o período ideal para ajustar possíveis incompatibilidades, afinar os objetivos e planos futuros, bem como desenvolver a chamada comunhão espiritual, preparando-se para o casamento.
A confiança, o respeito, a fidelidade e o diálogo transparente são essenciais ao relacionamento. Toda união bem-sucedida apresenta essas características. Por isso, é bom começar a desenvolvê-las desde o tempo de namoro e noivado, senão o relacionamento pode não ter futuro. Quando duas pessoas se amam, há cumplicidade, companheirismo e, portanto, menos espaço para dúvidas e medos.
Hoje, muitos casais concentram sua atenção primordialmente na festa, no serviço de buffet, no vestido de noiva, no traje do noivo, na escolha dos padrinhos, na ornamentação da Igreja, entre outros trâmites de ordem prática, e acabam deixando de lado o essencial: a conscientização de que o casamento não é apenas a busca da própria felicidade, mas também o compromisso de fazer o outro feliz. Casar é formar uma só carne e investir na qualidade da relação.
Esse deve ser o pensamento de quem pretende ter uma vida a dois: fazer o outro feliz! E tudo na vida deve começar pela oração. Pode-se pedir a graça de conhecer uma boa pessoa e lembre-se de colocar sempre o seu relacionamento na presença do Senhor, pois nenhuma oração, por mais simples que seja, passa despercebida aos ouvidos de Deus, porque Ele nos ama.
Sugiro aqui a Oração dos Namorados do Papa Francisco: 
Deus Pai, fonte de Amor,
Abre nossos corações e nossas mentes
para reconhecer em Ti a origem e a meta do nosso caminho de namorados.
Jesus Cristo, esposo amado,
ensina-nos a vida da fidelidade e do respeito,
mostra-nos a verdade de nossos sentimentos,
faz-nos disponíveis ao dom da vida.
Espírito Santo, fogo do amor,
acende em nós a paixão pelo Reino,
a valentia de assumir decisões grandes e responsáveis,
a sabedoria da ternura e do perdão.
Deus, Trindade do Amor,
guia os nossos passos.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário