quarta-feira, 17 de junho de 2015

Comerciantes de fogueiras precisam de autorização prévia em Petrolina, PE

Autorização pode ser obtida na Secretaria de Ordem Pública.
Quem comercializar madeira de forma irregular, terá produto apreendido.

 

barraquinhas Divinópolis MG festa junina fogueira (Foto: Italo Silqueira/Arquivo pessoal)F
ogueira Junina  (Foto: Italo Silqueira/Arquivo
pessoal)

Quem pretende comercializar madeira para fogueiras no período junino em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, deve ficar atento as recomendações da Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã. A orientação serve também para a utilização das fogueiras por parte da população no dia 24, no São João e 29 no dia de São Pedro.

A comercialização da lenha durante o mês de junho é comum na região. Mas, a venda em vias e terrenos públicos devem atender recomendações. “Quem pretende trabalhar com a venda precisa de uma autorização prévia da prefeitura.  Tem que procurar a secretaria responsável, manifestar o interesse e indicar o local para que a equipe veja se é viável ou não e se a madeira é extraída de forma legal”, explica o secretário da pasta, Jota Santos.

A venda é proibida em praças, canteiros, ciclovias, locais próximos a residências e vias de circulação intensa de veículos e de pessoas. “São locais em que pode atrapalhar o fluxo de pedestres e também dos veículos porque os interessados em comprar param e corre o risco de causar um acidente. Então, tem que ser um lugar com espaço e estacionamento. Nós temos alguns pontos na cidade adequados para esta atividade”, detalha o secretário.

Para coibir situações irregulares, uma equipe da Secretaria de Ordem Pública fará fiscalizações em toda a cidade. “Ficaremos atentos e se não estiver legalizado, haverá a apreensão do material utilizado. A população também pode passar informações que nós iremos investigar a denúncia”, alerta Jota Santos.

E quem vai acender fogueiras, também deve seguir orientações para evitar acidentes, principalmente na Zona Urbana. “Não pode atrapalhar o tráfego, nem colocar em risco os veículos estacionados. Para acender uma folgueira no asfalto, tem que colocar uma camada de areia ou uma chapa de ferro. O fogo não pode ficar em contato com o asfalto porque danifica a pavimentação. Tem que ter cuidado com a altura também para que não atinja fiações e redes elétricas”, orienta Jota Santos.

A autorização pode ser obtida na Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã. Já as denúncias podem ser feita através da Ouvidoria no número 156 ou pelo telefone (87) 3864.9019, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário