segunda-feira, 15 de agosto de 2011



Gomes Farias.

Nenhum narrador esportivo é tão "marketeiro" quanto o Gomes Farias da Radio Verdes Mares de Fortaleza.
Gomes Farias, começou a trabalhar em rádio em 1963, na Rádio Dragão do Mar. Teve passagens pelas Rádios Uirapuru e Assunção antes de retornar à emissora onde iniciou a profissão. Na Rádio Verdes Mares encontrou seu "lar" definitivo. O sucesso lhe acompanhou todos esses anos, e ao lado de Paulino Rocha (já falecido) tornou-se o maior narrador esportivo do estado do Ceará. Não perdeu a "majestade" desde então.

Você já imaginou um locutor fazer uma pergunta em pleno andamento de uma partida de futebol e ser respondido em coro por um público de mais de 40.000 torcedores?

Pois é, este feito extraordinário é comum pelo narrador Gomes Farias com sua pergunta: Alô, alô, torcida alvinegra... é o Ceará ou não é? e todos respondem numa só voz: É!

Farias procura está sempre inovando em suas narrações, já criou chavões conhecidos até além-fronteiras do estado como:

"Encalca", (Vá em frente, avança!).
"Atalha negrada", (cerca o adversário, dar cobertura).
"Amarra as almas", (Vamos rezar!).
"tá com fogo nas coivaras", (tá passando momentos difíceis)
"oh! time paidégua", (relacionando-se ao Ceará Sporting)
"oh! time macho", (relacionando-se ao Fortaleza Esporte)
"oh! time arretado", (relacionando-se ao Ferroviário Atlético)
"Táca o rabo no chão", (quando o jogador cai em campo).
"é desencorajador" (quando o time está perdendo o jogo e não reage)
"dá não, dá não...", (quando não vê nenhuma ação / reação de um time)
"Oi, oi, Eeeeeera periiiiiigo!", (quando a bola quase foi gol).
"envergou, mas não entrou", (quando a bola quase entra no gol, bate na trave ou no travessão)
"apita o árbitro abrem-se as cortinas, os artistas entram em cena, começa o espetáculo", (início do jogo)
"e o... (time que leva o gol) tá na peia!"
"na traaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaave!"
Acredita-se, que ele é capaz de transformar um simples jogo de futebol num espetáculo à parte, além de sua criatividade para atrair os ouvintes, é capaz de transcender além da imaginação um lance do jogo em pura emoção!

Todo esse carisma com os torcedores e em especial os torcedores do Ceará Sporting Club, fez de Farias, Deputado Estadual por quatro legislações.

Dentro desta linha de narração esportiva, não acredito que Farias tenha substitutos a sua altura. É um ícone, um gênio das transmissões, o Pelé do Rádio Esportivo, o mago do marketing esportivo radiofônico.

Um dos melhores momentos de Gomes Farias transmitindo futebol, sem dúvida é a narração do Gol do Tetracampeonato do Ceará contra o Fortaleza, marcado por Tiquinho, em 1978. Um gol antológico que ainda hoje arrepia torcedores, e é o "hits" mais tocado antes das partidas do Ceará.

Gomes Farias - O narrador espetáculo, o marketeiro-locutor do futebol cearense, quiçá do futebol brasileiro. Um vendedor de entretenimento, um "fazedor" de emoções.

"Assitir aos jogos do Ceará sem ouvir o Gomes Farias, é como se faltasse algum jogador em campo..." É assim que muitos torcedores descrevem Gomes Farias e sua afinidade com o Ceará e seus torcedores os alvinegros.

Equipe Domingo Esportivo
Rádio Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário