segunda-feira, 22 de agosto de 2011

GESTORES DE IPU.



José Gentil Paulino
(Interventor)

Natural de Guaraciaba do Norte (antigo Campo Grande), nascido a 05 de setembro de 1890. Veio para o Ipu em companhia de seu tio Odulfo Carvalho, quando muito criança, tendo aqui estudado as primeiras letras. Seguiu a carreira do comércio, com muito êxito. Em 1915, casou-se com a prendada senhorita Ilda de Sousa Paulino, filha do abastado proprietário Porfírio José de Sousa, enlace de que nasceram os filhos Neusa (casada com o empresário João Anastácio Dias, de Sobral), Luís, Porfírio, Manoel, José Osmar, Amaury, Maria Naísa e Egberto Paulino. O Cel. José Gentil Paulino foi pecuarista e agricultor tendo possuído diversas propriedades rurais e urbanas em nossa cidade.
Ingressou na antiga UDN, pela mão de Abdoral Timbó, tendo sido eleito vereador. Foi nomeado pela Câmara, prefeito municipal, com vastas realizações no campo de estradas e ladeiras, distribuição de sementes para a agricultura, benfeitorias no riacho Ipuçaba, foi sócio fundador de Grêmio Ipuense, Clube Artista e foi membro da Associação Comercial de Ipu, em 1928. Morava na Rua Cel. Félix, onde hoje é a Loja Paraíso, defronte ao Banco do Brasil.

Antonio Teodoro Soares Frota
(Interventor)

Morava na antiga rua da Itália, na mesma casa onde hoje é a Escola Instituto Arco Íris.
Esta casa tinha os seus fundos até a antiga Av. da Municipalidade e cujo proprietário, hoje, é o Dr. Tomaz de Araújo Corrêa.
Era natural de Reriutaba e, na festa de inauguração da Praça 26 de Agosto, aqui em Ipu, pela passagem do centésimo aniversário de Ipu (1940), Antonio Teodoro era o Secretário da administração do Dr. Francisco das Chagas Pinto da Silveira.

Dr. Antonio Reinaldo Alves Sousa
(Interventor)

Foi Juiz de Direito da Comarca de Ipu e residia na casa onde hoje mora o Sr. Raimundo de Freitas, vizinho a residência do Dr. Célio Marrocos.
Foi Interventor Municipal por pouco tempo.

Dr. Armando Louzada
(Interventor)

Foi Interventor Municipal por um dia. Sua residência, na época, teria sido na esquina onde hoje mora a Luzia Freitas (vizinha com a residência do Sr. Pedro Tavares).
Era casado com D. Ritinha e tinham quatro filhos: Ézio, Erasmo Eldo, José Edilton e Regina Célia. Vieram de Viçosa do Ceará em meados da década de 40. Era da UDN.

Dr. Raimundo Justo Ribeiro
(Interventor)

Filho de Jacob Ribeiro e Quitéria Marcolino Ribeiro nasceu no sítio Ingazeira do município de Ipu-Ceará, em 17 de julho de 1904.
Casado com Maria dos Prazeres Dias Ribeiro tiveram numerosa prole de 16 filhos, 22 netos e uma bisneta. Faleceu no dia 09 de junho de 1992, em Fortaleza.
Estudou no Colégio Cearense, dos Irmãos Maristas, em Fortaleza, para Colégio se transportava de navio, via Camocim, e também de cavalo até a cidade de Maranguape, onde tomava o trem para Fortaleza.
Cursou a Faculdade de Direito do estado do Ceará, onde colou grau em 1932. Não freqüentou outros cursos e costumava ler obras de Direito, Literatura e História.
Exerceu as funções de Promotor de Justiça da comarca de Ipu, por mais de nove anos consecutivos, a partir de 1931. Foi nomeado Juiz Municipal de Tamboril em 1940, pelo então Interventor Menezes Pimentel e, após mais de um ano de exercício naquelas funções, pediu exoneração do cargo, para assumir as funções de Diretor Gerente da Casa Bancária de Ipu S/A, onde permaneceu por vários anos, ou seja, por cerca de nove anos, quando a dita Casa Bancária encerrou as suas atividades, sem prejuízo para quem quer que fosse, em conseqüência da instalação em Ipu, de uma Agência do Banco do Brasil, para onde corriam os depositantes da mesma Casa Bancária, segundo o biografado.
Deixando a Casa Bancária, exerceu a advocacia, e nesse período, ocupou por algum tempo o cargo de Prefeito (Interventor) Municipal de Ipu na Intervenção de Menezes Pimentel e, quando este foi demitido pelo presidente Getúlio Vargas, o informante foi exonerado pelo sucessor de Menezes Pimentel.
Na época em que exercia a advocacia, por escolha unânime de amigos e parentes, foi elevado às funções de Presidente do Diretório do partido Social Democrático (PSD).
Exerceu as funções de Deputado Estadual no governo Raul Barbosa. Como Deputado Estadual proferiu diversos discursos de interesse público, requerimento de lei que foram aprovadas.
Reconduzido por concurso para o cargo de juiz de Direito do Estado, foi nomeado inicialmente para Farias Brito e dali promovido por merecimento para as comarcas de Missão Velha, Ipu e Sobral, substituído ainda várias comarcas no estado, não só como Juiz de Direito, mas como Juiz Eleitoral, aposentando-se na categoria de Juiz Especial do Estado, equivalente nos Juizes de Direito da Capital.
Citado como um dos filhos ilustres de Ipu no livro comemorativo do centenário do Ipu e no livro O Ceará, de Raimundo Girão e Antonio Martins Filho, na p. 228.
Os seus restos mortais repousam hoje, em Sobral, ao lado de sua esposa Maria dos Prazeres, com quem viveu 49 anos de feliz união.

Francisco Martins de Pinho
(Interventor)

Nasceu em Monsenhor Tabosa no dia 03 de março de 1909. Filho de Leodegário Marques de Pinho e de Maria Isabel Martins (conhecida por Maria Bela). Francisco de Pinho, como era mais conhecido, era neto do 1º prefeito eleito por voto em Ipu, o Cel. Félix de Sousa Martins.
Foi nomeado por Faustino Albuquerque, Interventor do estado do Ceará, na época, no dia 05 de março de 1947.
Sucedeu a Raimundo Rodrigues Martins que fora eleito a prefeito em Ipu nas eleições realizada em 7 de dezembro de 1947 e empossado em 1948.
Foi casado com Luiza Magalhães de Pinho em 03 de março de 1944. E, dessa união tiveram os filhos: Cláudio César, Maria Luiza, Fernando, Odília, Romildo, Elizabete, Maurício, Clara e Francisco José. Francisco Martins de Pinho foi o último Interventor Municipal de Ipu.

Raimundo Rodrigues Martins

Nasceu em Campo Grande, hoje, Guaraciaba do Norte em 31 de maio de 1879. Filho de Manoel Rodrigues Tavares e Josepha Maria de Souza.
Casou-se com Maria Cecília Martins (Caçula), em 26 de outubro de 1911 na Fazenda Lages. Sua profissão era agricultor e pecuarista.
Não tiveram filhos, mas criaram sobrinhos, e sua casa sempre estava de portas abertas para acolher afilhados, parentes, amigos, etc.
Passou a sua infância e adolescência na Fazenda Lages e depois fixou residência na Fazenda TUBIBA, onde se dedicou a agricultura e pecuária.
Concorreu como candidato a prefeito do município de Ipu, nas eleições realizadas a 7 de dezembro de 1947, onde obteve, de 4.671 votos apurados, 2.571 votos, tendo sido, por isso, proclamado eleito pela 1ª Junta Eleitoral da 21ª Zona, com sede em Ipu.
Teve seu Diploma de Prefeito expedido em Ipu, em 16 de dezembro de 1947.
Assumiu a prefeitura de Ipu em 1948, governou até outubro, quando ficou enfermo, vindo a falecer em 7 de janeiro de 1949, sendo substituído por Abdias Martins de Sousa Torres, então Presidente da Câmara Municipal.
Nesta época não existia vice-prefeito.

Dr. José Lourenço de Araújo Corrêa

Filho de Edgard Corrêa de Castro e Sá e de Tereza Odette de Araújo Corrêa. Nasceu no dia 31-01-1922 em Ipu-Ceará. Seus estudos iniciais foram na Escola Particular de Carmosina Xerez Máximo. Indo para Fortaleza para dá continuidade aos mesmos, matriculou-se no Colégio Cearense (Marista). Em seguida ingressou na Escola de Agronomia do Ceará e no Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva.
Formou-se em Engenheiro Agrônomo, formado em Fortaleza a 07-02-1948. Casou-se com Lucimar Cruz de Vasconcelos Corrêa e tiveram os filhos: Edgard Vasconcelos Corrêa Martins (Engenheiro), Tereza Odette Vasconcelos Corrêa (Nutricionista), Joana Darc Vasconcelos Corrêa (Professora), Rita de Cássia Vasconcelos Corrêa (Psicóloga), José Lourenço Vasconcelos Corrêa (Educação Física), Francisco Ivan Vasconcelos Corrêa (Computação).
Prefeito Municipal de Ipu e, depois, Diretor do Posto Agrícola. Sendo mais tarde transferido para o Fomento Agrícola, em Fortaleza. Reside até hoje em Fortaleza com os seus filhos.

José Oscar Sales Coelho

Filho de José Euclides Sales Coelho e Osória Sales Coelho. Filho natural de Ipu, nascido no dia 30 de janeiro de 1895. Chefe de empresa que instalou a usina hidrelétrica de Ipu, em 1931. Contabilista (naquela época Guarda-Livros, da Firma F. Oliveira de Granja) e dedicado a assuntos jurídicos. Prefeito de Ipu foi empossado em 26-01-1952, substituindo o Dr. José Lourenço Araújo Corrêa.
Além de prefeito de Ipu foi também vereador, presidente da Câmara Municipal de Ipu. Foi casado com D. Maria Marinho Coelho (mais conhecida por D. Neném), filha do Cel. Manoel Marinho.
Desse enlace não nasceu nenhum filho. Criou com muito amor e carinho o José Valdo, sendo assim o seu único filho.

Abdias Martins de Sousa Torres

Nasceu em Ipu-Ceará, na Fazenda Cangatí, em 25 de setembro de 1904, tendo como pais João Joca de Sousa Torres e Dalila de Sousa Torres.
Casou-se com Maria Natividade Martins (Natí), de cujo enlace nasceram os filhos: Olívio, professor, com Licenciatura Plena em Letras e especialização em Literatura Alemã e Didática, na Alemanha, e Técnico do Banco do Nordeste do Brasil; Maria do Carmo, professora e funcionária do Quadro Técnico da Receita Federal; Francisco, Coronel do Exército Brasileiro, Engenheiro Civil, graduado pelo IME, com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho; Anahídes, professora, com Licenciatura Plena em Letras e especialização em metodologia do Ensino Fundamental e Médio; João, médico, professor da Faculdade de Medicina da UFC, com especialização em Cirurgia Cardiovascular na Alemanha e mestrado em Cirurgia; Simão, Engenheiro-Agrônomo, com mestrado em Zootecnia, Advogado e ex-prefeito de Ipu; Maria Zélia, professora com Licenciatura Plena em Pedagogia e especialização em metodologia do Ensino Fundamental e Médio; Núbia, médica, com especialização em Anestesiologia, curso de Pós-Graduação em Anestesiologia na PUC (Rio de Janeiro), Chefe do Serviço de Anestesiologia do Hospital César Cals; e Raimundo, médico, com especialidade em Cardiologia, cardiologista do Tribunal do Trabalho e do Hospital do Coração – Mesejana.
Na infância, freqüentou a escola na Fazenda Cangatí e na Fazenda Lages, onde seu pai era professor leigo, continuando seus estudos em Ipu, revelando-se, porém, um autodidata brilhante, apaixonado pela leitura, o que lhe proporcionou um grande descortino e visão do mundo.
Veio a falecer em 4 de setembro de 2001, às vésperas de completar 97 anos de idade. Foi comerciante e pecuarista, em Ipu. Atuante na política, herança da família Martins, foi vereador em Ipu, por quatro legislatura, tendo sido em todas elas, Presidente da Câmara.
Foi nomeado, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, Suplente do Substituto de Juiz Federal do Município de Ipu. Foi delegado de polícia de Ipu por duas vezes. Exerceu por duas legislaturas o cargo de prefeito de Ipu.
Como Prefeito, apesar dos parcos recursos, fez uma administração profícua, pontificando realizações de alta importância, até mesmo para os tempos atuais, como Abastecimento de Água da cidade, eletrificação da sede do município, através da recuperação e ampliação da antiga hidrelétrica.

Zeferino Capistrano de Castro

Nasceu no dia 26 de agosto de 1900, na Fazenda Riacho Seco, Pires Ferreira (quando então distrito de Ipu). Morou até ali na referida fazenda de propriedade de seu pai até 1924, quando a partir daí veio a residir em Santo Izidro (hoje distrito de Pires Ferreira), até sua morte, em 04 de maio de 1979. Seus pais; João Capistrano de Castro e Luiza Mônica Roriz Vale (parenta do Zezé do Vale), tiveram desse enlace 8 filhos: Edite Timbó Castro, João Zeferino de Castro, Maria Timbó Castro (Irmã Francine – falecida, foi Diretora no colégio Salete em Salvador, e no Bom Jesus da Lapa também foi diretora. Foi conselheira da Ordem das Irmãs de Caridade do Brasil), Maria de Lourdes Castro, Miriam Timbó Castro, Odete Timbó Castro, Gutenberg Timbó Castro (Odontólogo formado pela UFC), José Everton de Castro (Médico formado pela UFC).
Tinha somente o curso primário e era agricultor e pecuarista. Foi casado com D. Mariêta Timbó de Castro, filha natural de Santa Quitéria. Quando então prefeito de Ipu, o seu secretário particular e ra o contador municipal Professor Bruno Aguiar.
Foi eleito Prefeito de Ipu em 1958 quando disputou a Eleição com o Dr. Francisco Rocha Aguiar

Antonio Pereira de Farias.

Nasceu no dia 08 de julho de 1903 na fazenda Cajazeiras dos Sousa, município de Ipu-Ceará.
Seus pais Bernardo Pereira de Farias e Margarida Josino Sousa (D. Chiquinha). Era agricultor e pecuarista e sua escolaridade era apenas o curso primário incompleto.
Casado com dona Francisca Pontes de Farias no ano de 1924 e desse enlace nasceram os filhos: Raimunda (agropecuarista), Maria (falecida), Mimosa (falecida), Antonia (freira Carmelita), Francisco (falecido), Margarida (doméstica), Eli (aposentada pela Secretaria da Fazenda-Fortaleza), Milton (médico veterinário), Raimundo (Engenheiro Civil), Chagas (Engenheiro agrônomo), Lourdes (professora), Anchieta (falecido), Estrela (doméstica), Célia (farmacêutica-Sobral) e José (faleceu aos seis meses de vida). Antonio Pereira era filiado ao PDS e residente no belíssimo sítio Macaco, nas proximidades da cidade de Ipu. Seu falecimento se deu no dia 06 de dezembro de 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário