quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ildeci Carvalho · 
DA MINHA TERRA NATALl IBIAPINA
Você sabe de onde eu venho? venho de uma terra pequena
que faz hoje 138 anos... venho da terra do frio, dos prados e dos montes, das margens do rio jaburu ?,
De onde venho,não esqueço jamais! venho dos nossos desbravadores, jesuítas, índios, escravos. IBIAPINA é minha terra é o meu torrão. As saudades ficam num passado distante e num presente cheio de esperanças.Muito já se viu e ouviu falar do nosso chão e ainda falarão por muitos e muitos anos.
Era uma simples aldéia, hoje trans formou-se numa cidade, tão pequena e sem importância para o mundo, mas tão linda e tão fagueira para aqueles que sempre lhe quiseram de qualquer jeito. Aqui nasceu meus antepassados, aqui vivi, sai e voltei para viver meus dias nessas terras que foram pisadas e amadas pelo seu povo simples, hospitaleiro, amigo e cheio de sorrisos, que até parecem que vivem em um pedacinho do céu. Mas na verdade é assim que sinto: moro em um "pedacinho do céu". De céu já tem bem pouco, o progresso já está chegando por aqui, mas um progresso que não tira a ingenuidade das pessoas, da sua credulidade no novo que continuam a conformar-se com o que lhe oferecem como se fossem presentes do coração. Os jovens querem festas,querem trabalho, querem movimento, querem desfrutar prazeres. Não sou contra seus ideais, mas infelizmente aqui, foi sempre assim... povo pacato, que tudo aceita e com tudo se conforma. Festas, brincadeiras, já houve muito, mas quando tudo partia da simplicidade de um povo. Hoje para ter uma cidade festiva e alegre, precisam do apoio de politicos que na verdade não se importam com isso.Mas como entender um político fazer uma festa para um município onde ele não teve apoio, perdeu seus votos numa eleição recente,não recebeu mais a confiança de seu povo? e mais, vivemos numa recessão que dá medo? É muita ingenuidade querer que as pessoas que estão saindo do poder, vão ter prazer de fazer festa pra entregar o seu comando ao novo mandatário?. Dizem que nunca houve isso em Ibiapina. Houve sim... toda vez que coincide a festa do município com o período eleitoral, não há comemorações como querem os jovens, "Festa no calçadão" mas poderiam ter muitas festas, se a aniversariante não fosse só política, mas se seu povo a amasse de verdade, faziam de tudo para enfeitá-la, fazer festas e folguedos sem precisar de apoio outros que não fosse o amor por sua terra e sua gente. Parabéns, minha amada IBIAPINA, minha terra querida e que sempre será vibrante em meu coração.
Essa foto era do relógio de flores que tinha na praça da Gruta na administração do prefeito Liz Bezerra de França.E ele funcionava de verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário