segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Dia 22 de Novembro: Dia da Música
Dentre as datas comemorativas do dia uma merece destaque: o Dia da Música! Ou do Músico! 
Sem dúvidas a música precisaria de um dia para celebração, embora, todos os dias sejam dias de "Músicas"... De ouvir, de cantar, de tocar, de soletrar, de sentir...

Notas musicais são antes de tudo, sentimentos, inspiração, desabafo, desejo, sugestão e crítica... Crítica sim, por que não? Sabemos que por séculos letras de músicas fazem protestos em guerras, dita “duras" ou "brandas" como preferir...

Lembro-me como se fosse hoje: o dia do Impeachment do então presidente Fenando Collor (1992), eu lá no meu estado de origem, junto com dezenas de adolescentes cantava ao som de "panelas" e tamborins, "Que país é esse?", (Renato Russo/Legião Urbana)... Lá mesmo, a mais de 3 mil quilômetros de onde tudo acontecia, "num outro Brasil", entoávamos forte um som de protesto... Alguns nem sabiam por que cantavam, mas, estavam ali: cantando, chorando gritando...

No auge da Ditadura Militar muitos de nossos melhores músicos soltavam versos censurados, sucumbidos, ameaçados... Mas, eles tentavam "botar para fora" a dor que vinha de dentro, num amargo "Cálice: de vinho tinto de sangue"... (De Chico Buarque e Gilberto gil).

Ainda podemos destacar "Pra não dizer que não falei das flores", também conhecida como  "Caminhando" de Geraldo Vandré: quanto ódio e amor marcaram o "III Festival Internacional da Música/1968", onde a sugestiva canção era apontada como favorita, mas, para tristeza de muitos, não venceu o concurso... Contudo, foi eleita para sempre no coração daqueles jovens, que vaiaram o resultado do júri...

Merece destaque ainda a "We are the World" - que se tornou um movimento - de artistas dos Estados Unidos e de vários cantos do mundo na luta "pela mãe África" - no disco "USA for Africa".

Da mesma forma o grupo de rock progressivo Pink Floyd, quando fizeram o álbum "The Wall" (1979) - dez anos antes da Queda do muro de Berlim. Em 1982 o álbum virou filme (direção de Alan Parker) - E um ano após a queda, o grupo realizou um mega show (1990) - considerado por muitos um marco na história do Rock Mundial: "All in all you're just another brick in the wall".

A música... O músico... A melodia faz parte da vida humana: ela faz sorrir, chorar, emocionar... ela une, recorda, traz acalanto aos corações!

Uma das Sete Artes, a música traduz aquilo que os lábios não conseguem dizer, mas, que o momento eterniza... Só agora compreendo o que chico Buarque queria dizer em sua música "Cecília", a padroeira dos músicos: 

Quantos artistas/Entoam baladas/Para suas amadas/Com grandes orquestras/Como os invejo/Como os admiro/Eu, que te vejo/E nem quase respiro/Quantos poetas/Românticos, prosas/Exaltam suas musas/Com todas as letras/Eu te murmuro/Eu te suspiro/Eu, que soletro/Teu nome no escuro/Me escutas, Cecília?/Mas eu te chamava em silêncio/Na tua presença/Palavras são brutas (...)

Enquanto cada um tem uma música preferida, um músico para admirar, um assunto para protestar, as canções serão eternizadas, amadas, desprezadas, no entanto, nós: Caminhando e cantando/E seguindo a canção/Somos todos iguais/Braços dados ou não/Nas escolas, nas ruas/Campos, construções/Caminhando e cantando/E seguindo a canção... 

Origem do dia

A palavra música tem origem grega e significa "as forças das musas". 

As musas eram ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral, o teatro, entre outros. 

No dia 22 de Novembro, comemora-se o "Dia da Música", porque também é dia de "Santa Cecília", conhecida como a "padroeira da música e dos músicos".

A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. A música é, sem dúvida alguma, uma forma única de expressão, para enaltecer a palavra e o sentimento humano, que utiliza a voz como instrumento artístico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário