domingo, 27 de novembro de 2016



Biografia de Che Guevara

Che Guevara (1928-1967) foi um guerrilheiro argentino. Foi um dos principais líderes da Revolução Cubana. Percorreu de moto quase toda a América Latina. Presenciou na Guatemala, a queda do ditador Jacobo Arbenz. Conheceu Fidel e Raul Castro no México e integrou-se ao Movimento Nacionalista Revolucionário. Acreditava na construção do Socialismo. Na Bolívia, organizou um grupo guerrilheiro, com o objetivo de unificar o regime político da América Latina.
Ernesto Guevara de la Serna (1928-1967) nasceu em Rosário, Argentina, no dia 14 de junho de 1928. Filho de Ernesto Guevara y Lynch e de Celia de la Serna y Llosa. De família rica, estudou medicina na Universidade de Buenos Aires, concluindo o curso em 1953. Participou das lutas em oposição a Juan Domingos Perón. Fez várias viagens de moto por províncias argentinas e por vários países da América Latina.
Em 1951 iniciou com Alberto Granado, uma viagem de Buenos Aires a Caracas, na moto do amigo. Em 1953 visita a Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Guatemala. Essas viagens vieram reforçar seu ideal socialista, diante de tanta desigualdade social. Em dezembro desse mesmo ano, presenciou na Guatemala, a queda do presidente Jacobo Arbenz, pelo governo americano.
No México conhece Fidel e Raul Castro, exilados depois do golpe de estado do ex-sargento Fulgêncio Batista, apoiado pelos americanos. Guevara se integra ao Movimento Nacional Revolucionário de Fidel e participa, em 1956, do movimento para derrubada do governo de Fulgêncio. Em janeiro de 1959 após vitórias decisivas Guevara e Camilo Cienfuegos ocupam Havana. No novo governo, Che Guevara participou da reorganização do país, exerceu o cargo de Ministro da Indústria e Comércio e foi Presidente do Banco Central.
Em 1965, foi para o Congo, lutar no movimento guerrilheiro contra a ditadura do General Mobutu. Com o fracasso, seguiu para a Bolívia, onde organizou um grupo guerrilheiro, com o objetivo de unificar os países da América Latina. Durante seis meses, sem o apoio dos camponeses, Guevara e seus comandados vagaram pelas montanhas, até serem descobertos pelo exército boliviano. Ferido em combate, o grande revolucionário foi executado por um soldado, cumprindo ordens do Coronel Zentero Airaya.
Che Guevara morreu em La Higuera, na Bolívia, no dia 9 de outubro de 1967. Seus restos mortais foram encontrados em uma vala comum, na cidade de Vallgrande e levados para Cuba. Foi enterrado no Mausoléu Guevara, na cidade de Santa Clara, capital de Villa Clara, a duas horas de Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário