domingo, 30 de outubro de 2016

Bodega do Chico Gabriel.
Mais uma bodeguinha que ficou na História de nossa Ipu. Bem interessante os tipo de mercadorias que lá eram vendidas.
Seu Chico Gabriel se dedicava mais a venda de produtos artesanais, fabricados aqui na nossa Terra.
Eram as famosas BIBIANS – as Lamparinas, de pavios longos para iluminar a noitinha os poucos momentos que por lá era aberto para atender os seus fregueses.
Não faltavam as caçarolas, frigideiras, panelas de Flandres, Ralos, Pinicos, e até os famosos taxos para a confecção de doces caseiros outros similares.
Podemos citar a ainda as vendas de: Funil de Zinco, Chaleira para fazer o Café Donzelo e gotoso, o Velho e verdadeiro Quinado Imperial. “A “Zinebra”, o Cinzano para queimar o trago de Cachaça, Peneiras feitas com as palhas secas das altivas palmeiras da nossa Serra da Ibiapaba, a Colher de Pau, confecciona da madeira do Mulungu, o Pilão feito com uma madeira mais consistente “Mororó” perfumes, de preferencia o “Royal Briar”, o preferido da época, e a Brilhantina, que parecia mais uma Vaselina.
Vendia ainda cordas para o uso dos Vaqueiros de nosso Sertão, Esporas, Chicote, Chapéus de Palha, Querosene para alimentar as nossas Lamparinas e os Faróis que eram muito constantes não só para iluminas a sua Bodega como também as nossas residências. Ainda não tínhamos uma energia elétrica para suprir as nossas necessidades iluminativas.
Hoje a sua Bodega ainda funciona em torno do Mercado, sendo o seu Proprietário o seu neto Carlinhos Gabriel. Os produtos são quase os mesmo, pois o publico de nossa Cidade ainda usa muito esses tipos de utensílios para os labores da Casa. Não deixando faltar à famosa Vassoura feita com palha de Carnaúba.
Os seus frequentadores eram muitos, mas lá poucos demoravam. Eram papos, de preferencia aqueles que logo nas primeiras da Noite subiam logo para o encontro com as primas (assim eram chamadas as nossas prostitutas), e por assim acontecer o Seu Chico Gabriel, foi por muitos longos anos um distinto comerciante que com sua maneira agradável atendia a todos com um sorriso fácil.
As nossas Bodegas virão muito a lume para no decorrer de nossos escritos.
Francisco de Assis Martins
Ipu CE.





Nenhum comentário:

Postar um comentário