quarta-feira, 12 de outubro de 2016

2) RESUMO –   DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA e A EXPANSÃO MARÍTIMA

a) As ideias de Colombo


Na época dos descobrimentos, isto é, no século XV, já se sabia na Europa que a Terra tinha forma arredondada e, por isso, quem navegasse sempre para ocidente chegaria às Índias que ficam a oriente.
Um sábio nascido na cidade italiana de Florença, chamado Paulo Toscanelli, traçou um mapa em que figuravam a China, o Japão e a Índia. Mas, como Toscanelli julgasse que as dimensões da Terra fossem menores, aqueles países do Oriente eram localizados em regiões próximas das ilhas dos Açores e das Canárias. Acredita-se que Colombo obteve cópia desse mapa e, desde então, ficou convencido de que era possível atingir as índias pelo ocidente.
Antes de oferecer seus serviços aos reis de , Fernando e Isabel, Colombo esteve em Portugal, onde expôs seus planos a D. João II. Mas o soberano português já estava interessado no descobrimento de outro caminho, o que contorna a África, depois percorrido por Vasco da Gama.  Colombo, então, passou-se para a  e lá esperou algum tempo até ser atendido porque os "reis católicos", Fernando e Isabel, estavam ocupados com a  contra os árabes, ainda senhores do pequeno  reino  de  Granada.
Expulsos os árabes em 1492, pôde Colombo, ainda nesse ano, partir do porto de Paios com três caravelas : Santa Maria, Pinta e Nina. Um de seus companheiros era Vicente Pinzón, que esteve no Brasil, numa outra viagem, em janeiro de 1500, antes, portanto, da expedição de Pedro Álvares Cabral. Nessa viagem Pinzón percorreu a costa do Norte, descobriu a foz do rio , que chamou Mar Dulce, e o rio Oiapoque, que durante muito tempo teve o nome de Vicente Pinzón.


b) As viagens de Colombo



Em sua primeira viagem Colombo partiu de Paios, a 3 de agosto de 1492. Em meio do caminho os marinheiros ameaçaram revoltar-se e, conta-se, chegaram até a pensar em jogar Colombo ao mar. O grande navegador, porém, não desanímava e, a 12 de outubro, da caravela Pinta, foi dado um tiro de canhão, sinal de terra à vista: era a ilha de Guanaani, nome dado pelos índios e que passou a cha-mar-se São Salvador.
Colombo, entretanto, julgou haver chegado às índias e é por isso que os selvagens da América tiveram o nome deíndios.  Em seguida partiu à procura de Cipango, nome que naquele tempo se dava ao Japão, e pensou haver chegado a esse país quando descobriu a ilha de Cuba; logo depois avistava a ilha de Haiti.
Na segunda viagem que fez ao Novo Mundo, com uma esquadra de dezessete navios, Colombo descobriu  as  ilhas  de Porto Rico e Jamaica. Na terceira, chegou a terra firme, na América do Sul, onde avistou a foz do rio Orenoco que êle chamou Boca de Dragão porque aí um temporal quase afundou seus navios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário