domingo, 14 de setembro de 2014


PATRONATO DE 1957 A 1961                                     
                        Neste segundo lustro de atividades do Patronato Sousa Carvalho,      eis os principais acontecimentos:
·    Irmã nogueira, a quem o Ipu muito deve, atendendo a chamado dos Superiores teve de deixar Ipu, no dia 13 de maio de 1957.
·    Aos 26 de maio de 1957 chega a 2º Superiora do Patronato Irmã Maria Figueiredo Lima. Irmã lima, apesar de demorar muito pouco entre nós conquistou-nos com sua simpatia e bondade. Por motivo superior teve que voltar à Casa Provincial em fevereiro de 1958.
·    Para substituir Irmã lima – veio Irmã Aldiza Monteiro Coelho – 3º Superiora, chegando em Ipu no dia 9 de março de 1958. Durante a sua gestão no Patronato, Ir. Visitadora mandou mais duas irmãzinhas: Irmã Luisa Abreu e Irmã Margarida Botão
·    A partir de julho de 1958, Irmã Coelho contando com o apoio do Mons. Moraes e a ajuda eficiente da Família Sousa Carvalho, deu início as seguintes construções:
            Construção das classes do Curso Ginasial em números de seis e da lavanderia. Continuando as construções Irmã Coelho inicia a Vila de Santa Luisa de Marillac.
            O terreno para a construção da Vila foi doado ao Patronato por intermédio do Sr. João Anastácio Martins, que não mediu esforços para consegui-lo dos Srs. Vicente Ferreira Maia e Francisco Corrêa de Castro e Sá – a pedido de Irmã Coelho.
            A planta das 20 casinhas que constituem a Vila de Santa Luisa de Marillac, foi confeccionada pelo Professor Francisco Bruno de Aguiar e executado pelo Sr. Francisco  Cesário Filho.
            Eis um abrigo para a velhice desamparada.
            “O que fizerdes ao menor dos meus é a mim que fareis” Disse Cristo.
            Levar ao pobre um pouco de conforto, de felicidade, paz de espírito e pão para lhe mitigar a fome, eis a missão das Luisas.
            Irmã Coelho, procurou difundir nas alunas a caridade entre os pobres e os humildes – salientando muito bem na sua missão de Religiosa um dos votos que fizera aos pés do altar na sua doação total a Cristo – “Serviço dos Pobres”.

·    “O dia da Superiora” dedicado à Irmã Coelho era 8 de setembro – Festa da Natividade de N. Senhora.
            As alunas orientadas pelas professoras preparavam belo programa para comemorar este dia.

·    Em novembro de 1960, Irmã Coelho é homenageada.
Foram 18 concludentes que receberam o certificado do Curso Ginasial. A turma “Irmã Coelho” teve como Patrono – São Vicente de Paulo e como Paraninfo – o Sr. Nilo de Sousa Carvalho.
            E o patronato continua crescendo – a caminhar com passos firmes distribuindo o pão da ciência – Dez anos de existência!...





Nenhum comentário:

Postar um comentário