segunda-feira, 26 de setembro de 2016

 PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Para alegria geral, está confirmada a presença do Padre José Linhares ao encontro dos Betanistas, nos dias 14, 15 e 16 de outubro.
Na conversa que tivemos, confirmou ter lido, integralmente, o nosso livro “Seminário da Betânia – AD VITAM -65 Declarações de Amor”.

Hoje o Padre Zé ocupa a Presidência do Conselho de Educação do Ceará. Aliás, Educação é um assunto que ele domina como poucos e sempre esteve à frente, com ideias inovadoras. (foto)

Aliás, para o Dia dos Professores que vem aí, recomendo o livro “PROFESSOR COM PRAZER – Vivência e Convivência em Sala de Aula”. Muito do que lá está foi aprendido com o Padre Zé.

Quando o conterrâneo José Maria Melo se candidatou a deputado estadual, pediu-me a sugestão de um slogan. Propus: “Quem tem passado, tem futuro”. Foi aprovado. E tem sentido.

É muito importante analisar a história dos candidatos, suas ideias, sua coerência, seus compromissos, suas companhias, seu passado.

Tive a satisfação de conduzir a disciplina “Paulo Freire e a Educação Dialógica”, no curso de pós-graduação em Educação Biocêntrica, realizado pelo Centro de Desenvolvimento Humano-CDH, em parceria com a UVA.
Como sempre acontece, nos cursos que envolvem a Educação Biocêntrica há alto nível de satisfação. Especialmente pela valorização da participação de cada um. (foto)

Quem participa de um curso com base na Educação Biocêntrica jamais sairá do mesmo jeito. A mudança acontece, com certeza. E é exatamente o sentido de educação.

A população já está começando a receber os benefícios da gestão Temer. O fim do ENEM vai tirar o sonho de muita gente chegar à universidade.

Milhares já vão deixar de receber o Bolsa Família que mudou a vida de muita gente que passou a ter três refeições por dia. O comércio vai sentir também.

Somente na casa de um amigo, funcionário federal aposentado, o governo retirou oito mil reais da receita mensal do casal. É pouco?

Será que foi para isto que aquele pessoal foi para a rua pedir a saída da Presidenta Dilma que sempre procurou respeitar os direitos dos trabalhadores?

Agora a vez é dos patrões ricos. Em vez de retirar dos muito ricos, o governo  prefere perseguir os mais pobres. E o patrimônio nacional também está sendo sacrificado.

As modificações que fragilizam o Ensino Médio visam empurrar os alunos para a rede particular de ensino. Disciplinas que ensinam a pensar ameaçam ser retiradas. E assim vai.

O pior de tudo são as discriminações nas ações da Lava Jato. Tudo está voltado apenas para perseguir um ou dois partidos. Fatos comprovados, de outras legendas, são esquecidos.

Neste momento, temos que dar razão ao poeta Padre Antônio Tomaz: “Os desenganos vão conosco à frente e as esperanças vão ficando atrás”

(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário