domingo, 11 de setembro de 2016



O que é Balzaquiana:
Balzaquiana é um adjetivo que qualifica a mulher de trinta anos de idade. A expressão “mulher balzaquiana” teve origem após a publicação do romance “A Mulher de Trinta Anos”, do escritor francês Honoré de Balzac.
A expressão “mulher balzaquiana” passou a fazer referência ao universo feminino da mulher de trinta anos de idade.
O termo balzaquiano entrou para o dicionário da língua portuguesa e identifica tudo que é relativo ou pertencente ao escritor Honoré de Balzac, é um substantivo que nomeia aquele que admira ou é profundo conhecedor da obra de Balzac.
Origem da expressão “balzaquiana”
A expressão “balzaquiana” passou a fazer referência à mulher de trinta anos, após a publicação do romance “A Mulher de Trinta Anos” do escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850). Na obra, o autor sintetiza todas as angústias, sonhos e desejos da alma feminina.
O livro foi publicado na primeira metade do século XIX, época em que a França era governada por Napoleão Bonaparte. Balzac foi o primeiro escritor a descrever o drama da mulher mal casada, consciente da razão de seus sofrimentos e revoltada contra a instituição do casamento. Foi o primeiro a retratar um romance onde a personagem feminina era uma mulher de trinta anos, idade considerada já madura para a época.
O tema central do romance é a vida de Julia d’Aiglemont, que casa com Vitor, oficial do exército de Napoleão, que após anos de infelicidade, ao completar trinta anos encontra o amor verdadeiro, nos braços de Carlos Vandenesse.
A obra foi motivo de escândalo em razão das convenções sociais da época, mas ao mesmo tempo, conseguiu conquistar a comoção do leitor. No texto que deu origem à expressão “balzaquiana”, o autor valoriza a beleza, a experiência, os pensamentos, desejos e angústias de uma mulher que reivindicava o direito de ser feliz e discutia as mazelas de um casamento fracassado e por fim encontra o amor nos braços de outro homem.
O significado de Balzaquiana está na categoria: Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário