FOLCLORE
O estudo dos elementos que formam hoje o campo do Folclore,
por muitos séculos, a denominação de antiguidades populares e, posteriormente,
tradições populares. A partir de 1807, adotou-se, também, etnografia, usada por
Campe, lexicógrafo alemão, com o sentido de “descrição de povos”. Na Espanha
foram propostas do modo que pediam as tradições populares; na Alemanha,
volkskunde e volkihre; em Portugal, demótica e etnografia; na Itália,
etnografia, demospsicologia, ciência dêmica; na França, antropologia,
demopsiquia, tradicionalis, oui-dire.
Portando quando
indagamos, apartes e debatemos palestras sobre folclore a uma clientela
heterogênea têm demonstrado como se pensa, como se conjectura sobre o assunto.
ELEMENTOS FORMADORES DO FOLCLORE BRASILEIRO.
Quando se diz que a
formação da cultura folclórica brasileira é devida ao Português, ao Negro e ao
Índio, a imagem se apresenta como idéia de homogeneidade das três etnias, uma
de cada continente.
Os Portugueses
passando a cultura européia por serem os nossos descobridores.
O Negro, vindo da
África, também instalou aqui os seus costumes.
O Índio era um
autóctone ou veio de outras partes do mundo? Entre as suposições estabelecidas
para explica-los a sua presença, a de maior aceitação é a de que descende de
raça mongólica e teria atravessado o estreito de Behring. Seu padrão cultural
corresponderia ao neolítico ou mesolítico.
A Geografia Humana, e os tipos brasileiros,
Gaúchos, Vaqueiros, Baianos, Caipira, Tropeiro, Jangadeiro etc. e a Geografia
Física, Praias, Sertões, Grutas, Lagoas, Montanhas, zonas de Pastoreio, de
Mineração, da Agricultura etc., são explicadas pela literatura oral.
LITERATURA ORAL
Temos dentro deste
contexto, a Poesia o Romance e outros.
A LITERATURA DE CORDEL denomina-se
literatura de cordel a poesia apresentada em pequenos folhetos exposta sobre um
Cordel para comercialização nas feiras.
As poesias escritas
atualmente de preferência em sextilhas sempre contam em seus versos, flagelos
de natureza, cangaço, tragédias, acontecimentos raros que ofereçam humor e
recreação.
É uma forma poética de
valor inestimável para o estudo da língua, permitindo abordar a temática, e o
vocabulário, composição estrófica, rima prosódia e igualmente a forma musical
do acompanhamento.
O DESAFIO é o encontro de dois cantadores que
desenvolvem um duelo poético, em versos, apoiada, uma parte no dizer comum e
tradicional dessa pelejas, dependendo a outra da criatividade, do
improviso.
Várias danças
brasileiras comportam o desafio, como a cana-verde, calango, cururu, batuque
etc.
REPENTE, ainda que o cantador de desafio
seja um improvisador, o título que almeja é o repentista, porque a esta é
conhecido o galardão maior do poeta, daquele que em qualquer situação,
expressa, com a beleza o espírito alerta ao seu pensamento. Ao repentista é
oferecido um temam a ser desenvolvido livremente, mas também lhe oferta o MOTE, dístico, quadra a ser glosado
com as regras costumeiras.
DÉCIMA é o nome próprio da estrofe de dez
versos que passou a denominar outras formas estróficas com narrativa cantada.
Há décimas amorosas,
sentimentais as rabelaisianas que levam ao imensurável os atributos de pessoas
e animais.
TROVA, singela e a mais comum das formas
poéticas, a trova é uma estrofe de quatro versos de 7 sílabas, com rima no 2° e
no 4°.
MÚSICAS FOLCLÓRICAS
È a música do povo,
melodia, harmonia e ritmo, sem autoria conhecida, transmitida oralmente e
integrada no contexto do meio folk, linguagem cultural que veicula
expressões em momentos e finalidades determinadas. Tem características próprias
e sai através da voz humana ou de instrumentos musicais, sendo estes os mais
comuns: tambores, pandeiro, adufe, bumba, caixa, zabumba, cuíca, viola,
cavaquinho, violão, rabeca, berimbau, flautas, buzina, apito, berra-boi,
sanfona, bastões, chocalhos. Como conjunto instrumental, a Banda Cabaçal,
(banda de pífanos, banda de couros, zabumba), formada por dois pífanos, um
zabumba e uma caixa, variando com pandeiro, triângulo e prato.
DANÇAS FOLCLÓRICAS
Dança folclórica e a
manifestação de um grupo de estrutura simples, apenas mestre e dançadores, com
coreografia própria, sem texto, dramático, com ou sem indumentária determinada,
grupo por vezes aberto, permitindo a inclusão de outras pessoas (ciranda, coco,
jongo).O seu estudo pode ser realizado: a)pela sua forma – roda, roda com par
ao centro, roda de pares, fileiras, par solto, par unido, conjunto etc.;b)
quanto à finalidade (rituais, de intenção religiosa, profana); c) quanto a
possível origem ou influencia (européia, africana,indígena).Dada a mobilidade
do grupo humano, as danças folclóricas podem ocorrer em qualquer região,
havendo, entretanto, razões que fundamentam a área do batuque, do jongo, do
coco etc.
Em listagem sumária,
são estas as danças folclóricas brasileiras: ciranda, cana-verde, catira ou
cateretê, cururu, coco, baião, xaxado, balaio, dança de São Gonçalo, batuque,
congada, Moçambique, pau-de-fita, vilão quadrilha, maracatu, samba, fandango
(série de danças do sul), chula, xiba, xotes, polca, mazurca, lundu, dança de
Santa Cruz, carimbó, siriá, retumbão, maculetê, dança dos velhos, torém,
mineiro-pau, frevo, corta-jaca, miudinho, ciriri, maxixe etc.
FOLGUEDOS FOLCLÓRICOS
O grupo de folguedo tem
uma estrutura complexa, com mestre, dançadores, personagens com hierarquia e
atuação definida, indumentária determinada, elementos tradicionais, ensaios,
parte dramática, grupo fechado sem a participação de outras pessoas.
O folguedo do boi (com
denominações e enredos diversos), existe em todos Estados.
Os folguedos de maior
incidência são: guerreiros folia de reis, caiapó, reisado, reis de boi,
pastoris, caboclinhos, alardo, tapuios, chegança, marujada, fandango (do
Nordeste), nau catarineta, cavalo marinho, pássaros, tribos, cavalhadas etc.
Identificação do
folguedo: folia de reis,
boi-pintadinho,bumba-meu-boi,boi-bumbá,boi-de-mamão,pastorinhas, reisado, folia
do divino.
CONCLUSÃO
SINTÉTICA
A formação de nossa
cultura é originada de vários costumes, tendo-se em vista que o Europeu aqui
nos influenciou, a partir do nosso descobrimento. O Africano que veio trazendo
as suas influencias que ainda predominam no nosso meio cultural, como: as
crendices, muitas de nossas danças, comidas, músicas, etc.
O Índio o nosso
primitivo com as suas manifestações culturais, como a dança, alimentação, modo
de vestir e de agir, contribuiu fortemente para formação de nossas tradições.
Frutos de uma
miscigenação que somos temos, portanto a influencia de três diferentes raças
que nos condiciona uma cultura bem variada e cheia de implementos que até hoje
predomina no nosso
Povo.
A Literatura aqui
pautada está sempre direcionada a influencia dos Portugueses onde foram
consagrados grandes mestres de uma Literatura ainda hoje questionada nos meios
literários de nossa gente.
As músicas e danças
todas se mesclam com o Europeu, Africano e Indígena.
Francisco
Melo
Março, de
2.001.
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