terça-feira, 3 de maio de 2016

AGUADAS


Um dos mais complexos problemas a se resolver em Ipu foi sempre o, caso das águas. Servida a cidade pelo córrego Ipuçaba, viviam em constantes chafurdos, ora a serem tomadas pelos proprietários para irrigações de sítios, ora aproveitadas á lavagem de roupas e amimais; e era notório que todos os anos se repetiam, especialmente no fim da seca para o abastecimento da população. A falta de asseio e higiene que acarretava sérios perigos á saúde publica, o descontentamento do povo, formavam.
A característica da situação dominante no que se referia ao abastecimento d’água em Ipu. Com satisfação afirmo que esse magno assunto ficou resolvido em minha gestão, com a construção da aguada “PAJEHU”, localizado em ponto adequado e que consiste em uma caixa de cimento armado com a capacidade de quatro mil litros, um poço higienicamente fechado, servido por duas bombas que atendem ás necessidades dos ipuenses.

Facilmente poderá nela ser adaptada uma bomba elétrica e, então, será a ultima palavra neste particular, porque a servidão publica está atendida com maior presteza por quatro torneiras postadas em cada canto da caixa, que se conservará repetidamente cheia. Da Inspectoria de Obras Contra as Secas consegui a vinda de uma bomba para um poço anteriormente perfurado na Praça municipal, desobstrui a aguada “Cafute” e melhorei o cacimbão existente no mercado, medidas essas que redundaram em indiscutível proveito ao bem publicam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário