segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Alunos fotografados em frente ao antigo Prédio das Escolas Reunidas. (Foto de 1942.Acervos Francisco Melo).

IPU
Casa D’aula.

Relatando um pouco de história de nossas Escolas, nos primórdios de nossa civilização vamos encontrar um pool de entidades educacionais que constituíram os nossos primeiros ABCS num processo alavancativo que até hoje é orgulho premente para esta cidade de São Sebastião.

A Casa D’aula surgiu em 1791, num casarão que se situou no Quadro da Igrejinha, na Praça São Sebastião com o intuito de proporcionar à criançada da época a escolaridade necessária.

Recebeu este nome da Casa D’aula por ter sido construído no tempo no império razão principal de um nome Português cuja pronuncia se caracteriza um sotaque puramente português de Portugal.

Os seus primeiros professores foram: João da Mata que dava aulas para os meninos e Maria Jerônimo Monteiro, que ministrava aulas paras as meninas.

Outros professores apareceram como: dona Neném Rabelo, D. Mafisa Matos, D. Ambrosina. D. Florinda. D. Lili Batista, todas nomeadas pela Província.

Com o passar dos tempos a Casa D’aula muda de nome, e passa a ser chamada de Escolas Reunidas de Ipu em 1923.

Funcionaram inicialmente com as três primeiras séries iniciais lecionando as seguintes professoras: D. Otília Cabral Aragão, Maria da Penha Mesquita, Carmosina Xerez. D. Maria Carmela Frota Passos, Francisca Irene Dias Barbosa, Olívia Rodrigues, Altair Menezes.
As professoras que se seguem datam dos fins dos anos 40 ao inicio dos anos 50.
Maria Dulce Martins, Maria Valdemira Coelho Mello (substituta) Francisca Furtado Mourão e Maria Juracy Torquato.

D. Carmélia Passos foi um destaque nas Escolas Reunidas, dada a sua dedicação especial ao magistério e as causas da Catequese.

Exercia a função de Inspetor Escolar, Thomaz de Aquino Corrêa e Sá e que dada a sua fluência musical compôs o Hino das Escolas Reunidas como se segue.

Hino das Escolas Reunidas de Ipu
Letra e Música de Thomaz de Aquino Corrêa

Mocidade. Lutai com denodo
Contra a treva, que alumbra a razão.
Seja lema do vosso estandarte
Instrução. Instrução. Instrução.

Estudai. Que no livro o estudo,
Só bonança vos pode trazer
Ilustrai vossa mente e tereis.
As delicias que vêm do saber.

Adorai com fervor vosso Ipu
Esta gleba que foi de Iracema
Sua beleza nativa exalta!
E ofertai-lhe de amor, um poema.

Estribilho
Seja pena, o flamejante gládio.
A palavra eloquente – CANHÃO
Seja o livro, fortíssimo escudo.
Vosso amor pela Pátria – BRASÃO.

As escolas reunidas sofreram profundas modificações na sua estrutura física e funcional cedendo lugar para uma Escola Estadual que chamamos de Escola de Ensino Fundamental e Médio Auton. Aragão. Atualmente, abriga mais de 1.000 alunos. Nada restou nada do velho casarão que deu origem as nossas Escolas.

Situada Dr. Raimundo Justo Ribeiro nº 1029 no Quadro da Igrejinha. Foi o antigo prédio onde funcionou a primeira Escola Oficial de Ipu a Casa d’aula em 1791.
Recebe em 1964 o nome do ilustre Ipuense o Cel. Auton Aragão.
Atualmente o Auton Aragão é dirigido pelo competente professor Antônio Iramar Miranda barros e conta com mais de 1000 alunos.
Foi premiada em dois anos consecutivos de a Escola com a melhor Gestão Escolar. (2005/2006).



Nenhum comentário:

Postar um comentário