LINHA
FORTALEZA-OITICICA (Linha Norte): A
origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia
o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F.
de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a
Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em
1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral
chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito
anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950).
Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser
uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à
Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha
Norte supostamente até os anos 1980.·.
Nenhum comentário:
Postar um comentário