sexta-feira, 18 de junho de 2010

A FOTOGRAFIA

Era uma vez um lar.
Um verdadeiro lar onde reinava a paz, a alegria e o amor.
E agora estou vendo aquele lar, através da antiga Fotografia.
Vejo um homem, chefe de uma família, de olhar firme, de porte elegante, transmitindo segurança e denotando a tenacidade de seu caráter e o ímpeto de seu comportamento de brioso cidadão. Capto em seu olhar, a sua visão otimista de futuro, visualizando o amanhã. É um bravo. Um sertanejo guerreiro que sempre ignorou o medo e desconheceu a covardia. Percebo nitidamente o seu punho forte, a sua hombridade moral e seu poder de conquista. É um líder natural.
Ao seu lado vejo uma bela mulher. A flor da beleza sertaneja. Olhos verdes da cor da esperança. Tem o olhar apaixonado das linfas, transmitindo poesia ternura, bondade, mas com personalidade marcante. Parece até que seu jeitinho doce envia mensagens, querendo mesmo transmitir suas lições e doando para a sua geração a extraordinária capacidade de amar.
Sentadas após o casal estão três pequenas meninas:
A 1ª - Uma gorducha branca e loira com olhos que se assemelham a duas esmeraldas expressivas. Fisionomia aristocrática de uma rara beleza. Como uma pérola recém-saída da concha, com um brilho intenso que deslumbra aos que olham com cobiça, como é natural de tudo que é belo.
A 2ª - É uma boneca morena gordinha e bela como a açucena. Olhos cor de mel com expressão felina. Perscruta com sabedoria, cintila como as estrelas transmitindo para o futuro, mensagens de sua alma poética.
Esta tem fibra diferente, personalidade marcante. Vejo nela sinais de inteligência, muita competência em amar, percebo com certeza a sua sensibilidade e sua grande força de vontade diante dos obstáculos.
.A 3ª - Menor que as duas, vejo outra menina. É a caçula, o mimo daquele lar. Redondinha muito querida simbolizando o amor daquela família. Sua vivacidade é percebida. Sua inteligência aflora, mesmo sendo de tenra idade, já se pode captar a sua forte capacidade de ter uma autêntica personalidade, sabendo como viver, sofrer, reverter e vencer.
Vejo um menino, orgulho de seu fiel amigo inseparável o “Vinagre” seu carneiro macio. Com a fronte erguida, o varão da família marca presença com sua maneira de ser bastante adulta. Herdou do pai com certeza aquela personalidade marcante de domínio e liderança.
Um retrocesso gostoso com cheiro de saudade. Saudade daquele lar de época onde se via a família sempre ao redor. Onde não precisava de uma voz imperiosa de comando ou até mesmo uma promessa de castigo. Saudade daquele clima de cumplicidade, de alegria, de esperança, sem a constante ameaça de problemas. Sem mágoas do passado, sem medo do presente e sem a incerteza do futuro.
Agora faço uma reverência de respeito, de carinho e de admiração pras Famílias MELO, ABREU E SOUSA meus avós, agradecendo por eu ser também continuação deles.
Hoje aquela família está bem mais multiplicada. Eu contemplo o retrato e me maravilho diante da “Fotografia” autêntica da minha família.


Corrinha de Melo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário