quarta-feira, 16 de junho de 2010

Biografia Pe. Corrêa.

Padre Francisco Corrêa de Carvalho e Silva.

Padre Francisco Correa de Carvalho e Silva nasceu na cidade de Aracati-Ceará no dia 10 de dezembro de 1814. Estudou no Seminário de Olinda, onde se ordenou a 21 de dezembro de 1841. Sacerdote Católico permanecendo na sua cidade natal até quando foi nomeado para matriz de São Gonçalo da Serra dos Cocos. Era vigário da matriz o Padre Manoel Pacheco Pimentel.
Por mérito de suas qualidades intelectuais, o governo Imperial nomeou vigário colado da Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos em 17 de agosto de 1842. Ali residiu por alguns anos. Perseguidos pelos Mourões dado o seu espírito colérico e sanguinário, e com a autorização do Bispo de Pernambuco transferiu-se para o Povoado de Ipu - Grande onde existia a Capela de São Sebastião, filial de sua Freguesia.
Ao chegar a Ipu fez uma mudança radical na Igrejinha que era muito pequena, suas paredes eram de Taipa e virada para o Poente, data aproximadamente de 1761. Fez uma modificação radical e transformou toda Igreja virando a sua frente para o Nascente.
O período paroquial do Pe. Corrêa no Ipu foi de 38 anos nunca sendo nomeado vigário nomeado pelas autoridades da Igreja Católica, foi sempre até a sua morte Vigário Colado de Ipu e igualmente na Matriz de São Gonçalo da Serra dos Cocos. Faleceu em Ipu aos 13 dias do mês de junho de 1881 e foi sepultado em frente ao altar principal da Igrejinha que ele mesmo construira, não existe nenhuma Inscrição por solicitação sua. O Pe. Corrêa era primo do Poeta Juvenal Galeno e primo co-irmão do Padre Lourenço Corrêa e Sá. Foi eleito Deputado Provincial em diversas legislaturas, chegando a ocupar a Presidência da Assembléia Legislativa Provincial. Foi agraciado pelo governo Imperial com Venera de Cavalheiro da Ordem de Cristo.
Dada às condições de melhoramento que o Pe. Corrêa fez na Igreja foram se criando casas ao se redor. Inicialmente a Praça teve o nome de Quadro da Igreja ou simplesmente Quadro (como chamamos até hoje) depois Praça da Matriz, teve um outro nome de Praça João Cordeiro em virtude de um Português que ali se instalou e tinha uma Ourivesaria e para que se tornasse cada vez mais conhecido assim denominou a Praça. Com a continuação o Pe. Corrêa mudou a denominação da Praça para – Praça São Sebastião predominando até os nossos dias.
O Pe. Corrêa encomendou a alma do primeiro escravo executado por enforcamento, o Estevão no ano de 1845 em plena Praça Publica local onde hoje é o Fórum Municipal Francisco Pereira Pontes.
Existe em sua homenagem na cidade de Ipu uma Avenida que fica entre as ruas Cel. Felix e Avenida Vereador Francisco das Chagas Farias.
Pe Corrêa exerceu as sua funções de Pároco de Ipu, sempre como Vigário Colado de nossa Paróquia.

Padre Corrêa foi quem realizou a primeira Festa de São Sebastião em Ipu, no ano de 1860.


· (Dados colhidos dos Arquivos de João Anastácio Martins João Chiquinha e Valdemira Coelho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário