terça-feira, 22 de junho de 2010

Avenida Eusébio de Sousa.

Avenida Dr. Eusébio de Sousa.
Av. Eusebio de Sousa.
Dr. Eusébio de Sousa, saudoso historiador, jornalista e escritor dos mais brilhantes de seu tempo, em companhia de sua ilustre e distinta família, composta de sua respeitável esposa D. Márcia Osório de Sousa e filhas.
Senhorita Aglaê Osório de Sousa, Almira de Sousa Aguiar, Amelina Sousa Peixoto, Áurea de Sousa Rebouças e a Senhorita Altair Osório de Sousa. (Revista Vida dos Municípios – pág. 89)
Foi Juiz de direito no Ipu por 10 anos, durante este período passou a amar a terra ipuense com denodo e grande admiração.
Sócio do Instituto Histórico do Ceará e membro efetivo dessa grande instituição.
Autor de vários textos sobre o Ipu nas Revistas do: Instituto do Ceará e dedicou uma edição no ano de 1929 de Revista dos Municípios, ao Ipu. Contando muitas histórias sobre a terra de Iracema.
Foi um dos cognominadores da palavra Ipu, dizendo ser uma palavra onomatopaica que significa Queda D’água.
Esteve presente na festa de 100 anos de emancipação Política de Ipu, celebrada na Praça 26 de agosto de 1940 e discursou durante uma sessão solene no Paço Municipal, enaltecendo de forma envolvente a cidade dos Tabajaras.
Em sua homenagem a Prefeitura Municipal de Ipu, na gestão do Interventor Joaquim de Oliveira Lima denominou uma Rua no Bairro do Corte que leva o seu nome e que fica profundamente imortalizado para sempre na nossa história e toda cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário