quarta-feira, 8 de abril de 2015

Padre Reginaldo Manzotti - boletim informativo semanal

Filhos e filhas,

Ressuscitou, aleluia! Verdadeiramente ressuscitou, aleluia! 
Começo esta mensagem desejando a todos uma feliz e santa Páscoa! Sim, como tenho dito nas missas diárias, estamos na Oitava da Páscoa, celebrando todos os dias como um só.
Como falei no rádio nesta quarta-feira, dia 08 de abril, envio o texto da Leitura orante de hoje: Eclesiastes 5, 9- 16. 
9 Quem gosta de dinheiro, nunca se sacia de dinheiro. Quem é apegado às riquezas, nunca se farta com a renda. Isso também é fugaz. 10 Quando as riquezas aumentam, crescem também aqueles que as devoram. Que vantagem tem o proprietário, além de ficar sabendo que é rico? 11 Coma muito ou coma pouco, o sono do trabalhador é gostoso, enquanto a fartura do rico não o deixa dormir. 12 Há outro mal doloroso que vejo debaixo do sol: riquezas que o proprietário acumula para a sua própria desgraça. 13 Em mau negócio, ele perde o patrimônio, e seu filho fica de mãos vazias. 14 Nu ele saiu do ventre de sua mãe, e assim voltará; e de suas fadigas não ganhará nada para levar consigo. 15 Também isso é um mal doloroso. Ele vai embora da mesma forma que veio. Que proveito tirou em ter se afadigado por nada? 16 Ele consumiu seus dias em trevas, entre aflições, abatimentos e irritações.
Creio ser importante, nos dias atuais, refletirmos sobre esse assunto. É claro que todos nós precisamos de dinheiro, mas o mal não é o dinheiro em si, mas o “amor” ao dinheiro, isto é o apego desordenado que faz a pessoa buscar o dinheiro como um fim, e não como um meio.
O Eclesiastes é um livro sapiencial, que questiona quais são os caminhos para a felicidade e realização da vida. E o autor reflete sobre o acumular somente, sem um fim específico e sem pensar no próximo. E acaba concluindo que o apego às riquezas é fugaz, ou seja, é passageiro.
De que adianta colocarmos nossa felicidade em um bem material. A verdadeira felicidade não pode ser amassada, roubada por ladrões ou queimada pelo fogo. Só é autêntica a felicidade que não é feita de bens materiais.
Por isso peçamos a Deus que coloque em nós um coração generoso, para que busquemos sempre o bem que não perece, mas que dura para sempre. 
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário