sábado, 6 de julho de 2013

História do Patronato.





Chegou o ano de 1976 e nele a festa jubilar do Patronato.
            Irmã Mendes, em reunião, no começo do ano letivo, lembrou aos professores e alunos a grande data – 23 de setembro de 1976!...e daí, desde o início do ano, que todas as atividades do Currículo giram em torno dos 25 anos desta Casa de Educação.
1)      Por ocasião da festa dos novatos, em março 25 mensagens foram dirigidas aos alunos calouros.
2)      Festa dos “25” – no dia 25 de março Renovação dos Votos das Irmãs.
3)      25 jarros e 25 rosas foram ofertadas ao Patronato pela 8º e 7º séries, no momento festivo em que se plantava uma árvore por ocasião da Semana da Árvore.
                 Vinte e cinco mães desfilaram no auditório, cada uma recebendo de seu esposo uma rosa – homenagem de amor – no Dia das Mães – foram 25 rosas.
                Ao encerrar-se o mês de maio – foi realizada solenemente a Coroação de Nossa Senhora, onde 25 anjos em torno do altar da Virgem, trazendo uma rosa vermelha – símbolo do amor, na candura do olhar ternura simplicidade de seus gestos, na suavidade dos cânticos litúrgicos, ofereceram a Nossa Senhora 25 rosas – colocando sob a proteção da Mãe Celestial o Patronato, celebrando 25 anos de existência.
                Na data cívica – 21 de abril – o Centro Cívico que congrega todos os alunos do Patronato, ofereceu 25 cestinhas, ornamento para decoração do Patronato.
                No encerramento do 1º período letivo – na festinha culminância das atividades do semestre, em homenagem aos pais dos alunos – 25 crianças, alunos do Patronato, numa manifestação de amor e reconhecimento a seu querido Colégio vestidas à moda oriental cantando o salmo:

“Os meninos hebreus
Levando ramos de oliveira
Clamando e gritando
“Hosanas nas alturas”

                Entregaram a Irmã Superiora – Ir. Mendes, um belíssimo quadro cuja pintura era – Jesus contemplando Jerusalém – Dádiva das Crianças – homenagem singela, mas, cheia de encanto e doçura.
                E agora, Irmã Mendes e Irmãs, contando com a ajuda dos professores, alunos e ex-alunos com a cooperação do Sr. João Anastácio Martins, cuidam da pintura do Patronato para celebrar sua magna data.
                Com uma nova roupagem da cor de esperança, desfilará na passarela florida e iluminada de sua existência, num canto incessante de vitórias, numa comunhão, de alegrias, formando uma só corrente, unida na fraternidade e no amor, brindará o sucesso de 25 anos de feitos gloriosos.
                25 anos!...25 rosas!... que perfumam as mãos de todos que deram um pouco de si, para fazê-lo crescer, sobretudo, aqueles que transformam o Patronato num TEMPLO  e os ensinamentos num EVANGELHO – as dedicadas Irmãs e os devotados mestres.
                Obrigada Senhor! Por tua perene assistência e especialmente, pelo grande Mons. Moraes – o batalhador, o incansável que eleva o nome do Ipu, ao mais alto nível no plano moral, social, intelectual e religioso. É dele o grande mérito.
                Parabéns! Juventude estudantil, parabéns Ipu!
                Programa elaborado para as festividades do Jubileu de Prata.
CONVITE

                       Entoando um Te-Déum de Graças, com imenso  júbilo, convidamos à família Ipuense, alunos, ex-alunos, amigos, para as festividades que serão realizadas de 20 a 23 de setembro de 1976 – na passagem do jubileu de Prata do Patronato Sousa Carvalho.

A diretoria
PROGRAMA

·         DIA 20 DE SETEMBRO
Patrono – Sr. Nilo de Sousa Carvalho – Benfeitor. Homenagem das crianças do Patronato.
Atividades de abertura – a cargo das Professoras do Patronato.
- Às 08 horas – Abertura das solenidades com o Hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará, Ipu, do Patronato e em seguida uma programação – mensagem de amor e alegria.
- Às 09h30min– lanche oferecido às crianças do Patronato..
- Às 18 h – Missa em Ação de Graças em frente ao Patronato – são 25 debutantes em torno do Altar de Deus – cantando as glórias do jubileu de Prata em perene agradecimento. Arreamento das Bandeiras no momento solene da “Elevação”, na Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário