sexta-feira, 1 de julho de 2016

SABIA?

Que a primeira casa a possuir Luz Elétrica na cidade de Ipu foi do Eletricista Janjão Campos no dia 20 de setembro de 1931.

A Quadra do Grêmio Ipuense foi inaugurada em 18 de janeiro de 1964.

O primeiro Hotel de Ipu foi de D. Maroca em 1926 e funcionava na Praça da Estação.

Que a primeira Farmácia de Ipu foi a Farmácia Iracema no ano de 1896. Pertenceu inicialmente ao Alquimista Thomaz de Aquino Corrêa, depois ao seu filho Edgard Corrêa de Castro e Sá; atualmente pertence aos seus descendentes.

Que a primeira mulher eleita Vereadora de Ipu foi a Profª Maria da Conceição Viana, para o período de 1973 a 1976.

                              Outras...

Que o Relâmpago tem a mesma origem da luz de uma lâmpada elétrica; existe apenas uma quantidade mínima de eletricidade na lâmpada, já nos relâmpagos existe uma eletricidade que daria para ser utilizada por todos habitantes da terra durante um dia e uma noite.

Que a idéia da esferográfica foi patenteada nos Estados Unidos por John Loud em 1888.Outro modelo foi patenteado por

Van Vechten Riesberg em 1916. As duas patentes venceram sem terem sido exploradas comercialmente.

Que a laranjeira é originaria da Índia e foi cultivada no Egito, Síria e Palestina, de onde a trouxe Alexandre Magno para introduzi-la na Europa. Tornou-se conhecida na Espanha graças aos árabes e dali se expandiu para as América.

Que um dos códigos mais celebre do mundo é o de Hamurabi, que reinou na Babilônia por volta do ano 2000a.C. Foi inscrito numa coluna de rocha de 2,44m de altura, tão perfeitamente esculpida que pode ser lido, após a passagem de 40 séculos.

Que os romanos escreviam sobre placas de madeira cobertas de cera, nas quais gravavam suas letras com uma espécie de punção denominado stilus, do qual derivou a acepção moderna da palavra estilo, maneira de escrever peculiar a um autor.

Que na chamada Inyo National Forest, situada nas White Mountains (Nevada), não muito distante da Sierra Nevada, onde foi descoberto nos últimos anos um bosque de coníferas, algumas das quais alcançam a idade de 4.600 anos. Trata-se de pinos que os norte-americanos chamam de Bristlecone Pine (Pinus Aristata) e estão plantados em uma depressão de terreno seco e rochoso.

A Era Cristã, também chamada de Jesus Cristo ou era vulgar, foi criada no ano 525 para resolver a questão litúrgica da data correta da Páscoa da Ressurreição, a apedido do Papa S. João I.








Nenhum comentário:

Postar um comentário