sábado, 22 de agosto de 2015



Padre Tula
Francisco Antônio Cavalcanti de Menezes (Padre Tula) nasceu a 08 de Novembro de 1950, na cidade de Caucaia, filho de Romeu de Castro Menezes e de Maria Cavalcanti de Menezes. É o quarto filho do casal de cinco filhos. Batizou-se em Caucaia no dia 12 de novembro de 1950 na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.
Realizou seus estudos primários na Escola Particular de São Tarcísio em Caucaia, sediada na Rua Manuel Ferreira, 352 com a Professora Antonieta Sampaio, onde passou a fazer o Exame de Admissão na Escola Apostólica São Vicente de Paulo, no bairro do Antônio Bezerra, antigo Barro Vermelho, no Seminário dos padres Lazaristas da Congregação da missão, terminando o Primeiro Grau e Curso Cientifico respectivamente. Por haver apenas dois alunos no Terceiro Científico teve que terminar no Centro Educacional Luzardo Viana, Colégio Cenecista.
Concluiu estudos superiores na Universidade Estadual do Ceará, cursando História e Geografia, e no Seminário da Prainha da Arquidiocese de Fortaleza concluiu a Filosofia e Teologia. Sendo ordenado Presbítero na Matriz de Caucaia no dia 28 de Outubro de 1979.
Historiador, filósofo e teólogo de formação, Padre Tula foi pároco de várias igrejas de comunidades do município de Caucaia durante mais de 30 anos. Filho de pai militar, poeta e cordelista e mãe professora de piano, a infância foi permeada pela cantoria e pela poesia recitada nos saraus em casa. Desde cedo surgiu sua vocação sacerdotal, e ao mesmo tempo, a sensibilidade artística. É poeta, músico e cantor, com livros publicados e CDs gravados. Militante da Teologia da Libertação combinava a crítica social ao pregar o evangelho.
Por conta disso foi ameaçado de morte, escapou de várias emboscadas em sua vida. No momento está publicando um livro de Memórias da Estrada de Ferro no Ceará do tronco norte. Além de possuir outras publicações no campo da Mariologia e Criptologias para as Comunidades Eclesiais de base.
No momento reside em Caucaia dedicando a Fé, a Arte, e a Cultura. Missionário itinerante visita os rincões mais longínquos deste Ceará, e é Capelão das Religiosas consagradas de Caucaia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário