sábado, 4 de julho de 2015

Não se esqueça do meu Queijo, Rapadura, Farinha e do meu Wolguinha
Data: sábado, 10 de maio de 2014 | Horário: 18:00
Se você viajar do nosso amado município Ipu, na região noroeste do Estado do Ceará, com destino ao sul/sudeste do país, você pode ter certeza de que existem quatro produtos que será pedido por aquelas pessoas que estão a sua espera: - Olhe não esqueça de trazer um queijo, rapadura, farinha e um guaraná Wolga ou simplesmente um Wolguinha.

O senhor Antônio Marinho partiu para a eternidade, mas deixou eternizado o saber mais conhecido da Terra de Iracema. Com certeza, se o município de Ipu tivesse que ser representado por um sabor, esse seria o sabor do Guaraná Wolga, pois não existe outro sabor que lembre e represente tão bem o nossa amado Ipu.

Em janeiro de 2014 estive na fábrica do Guaraná Wolga e troquei algumas palavras com o Sr. Antônio Marinho enquanto eu degustava dois wolguinhas. Quem mora longe da amada terra de ipu-Ceará, assim como eu, sabe bem o quando este sabor representa em nossas saudades. Descanse em paz!

Aos 79 anos de idade, na manhã deste sábado, 10 de maio de 2014, morreu o criador do guaraná Wolga, o Sr. Antônio Marinho de Melo, após passar vários dias hospitalizado na capital cearense, onde lutava pela vida, mas infelizmente, a luta chegou a fim. 
Antônio Marinho de Melo nasceu dia 07 dezembro de 1934 em Ipu-Ceara. Constituiu uma prole de oito filhos. Casado com Maria Zilmar Torres Marinho. E faleceu no dia 10 de maio de 2014.

A indústria Wolga foi fundada em 1957, sobre as bases do trabalho e empreendedorismo do casal Antônio Marinho e Zilmar Torres. O primeiro produto lançado foi datado em 07 de Janeiro de 1957, com a bebida alcoólica Genebra Aguardente Composto de Zimbro, sendo seguido do Vermouth Vinho Tinto Composto, álcool, vinagre branco de álcool, todos sob a marca Wolga. 
Produtos Industrializados sob a marca Wolga

Vermouth – Vinho Tinto Composto de Extrato de Ervas
Genebra – Aguardente Composto de Zimbro
Quinado – Composto
Conhaque de Alcatrão
Licor de Hortelã
Bate Bate de Frutas
Foki – Aguardente Composto de Zimbro
Vinho de Jurubeba
Aguardente de Cana Vinho de Frutas
Bate Bate Genipapo
Vinagre Branco de Álcool
Desinfetantes Dular
Detergentes Dular

Produtos Engarrafados Pela Indústria Wolga

Álcool Wolga
Aguardente de Cana do Vovô

O início da fabricação de refrigerantes deu-se no ano de 1959. 
Dentre esses produtos quem destacou-se como carro chefe da empresa foi o Guaraná Wolga. Feito desde sua primeira garrafa com as melhores matérias primas e com o mais puro extrato da fruta do guaraná. No inicio, sua produção era quase artesanal, o que trazia grandes dificuldades e uma pequena produção, quase instantaneamente vendida.

Entre as dificuldades da época, a caixa para seu acondicionamento era feita de madeira, sendo produzida na serraria de propriedade do industrial Antônio Marinho.

Hoje, a Indústria se concentra na produção de refrigerantes de uva, laranja e cola, mas continua focada no Guaraná Wolga, que se tornou presença certa no dia-a-dia de várias gerações de famílias.

Refrigerantes Wolga
Guaraná Wolga Tradicional
Guaraná Wolga Alternativo
Wolga Limão
Wolga Lima Limão
Wolga Uva
Wolga Laranja
Wolga Abacaxi
Wolga Citrus
Wolga Cola

Com dados biográficos retirados do blog do Repórter Francisco José

- See more at: http://www.netcina.com.br/2014/05/nas-esqueca-do-meu-queijo-rapadura.html#sthash.RvDNL2OP.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário