quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A SAÚDE

Diz a organização mundial de saúde que: “saúde não é ausência de doença; más sim um bem-estar físico, social e mental.
Muitas vezes não temos doença nem uma; porém estamos cheio de problemas, de ordem financeira ou emocional. E aí nesse momento não temos doença, más também não temos saúde.
A saúde é o maior bem que o ser humano pode ter.
Quando nascemos somos puros e saudáveis. Puros por que não temos pecados nem culpas; essas coisas nos são imposta pela sociedade ou pelas religiões. Nos fazendo sentirmos culpados pelas coisas mais inocente que fazemos.
Quanto a saúde, nascemos com toda saúde, porém sem defesa. Recebemos os primeiros anticorpos, (defesa) ao dar a primeira mamada, é o colostro cheio de anticorpos adquiridos pela nossa mãe durante toda sua vida.
O nosso corpo é a máquina mais perfeita que existe, tudo que existe nessa máquina tem uma função e está a serviço de nossa vida, de nossa saúde. Os anticorpos são milhões de soldadinhos que ficam em seus postos de sentinelas 24 horas, velando pela nossa saúde, se algum corpo estranho entra nosso organismo eles atacam na hora, e a batalha é feia até expulsar o invasor. Aquele mundo é deles e não admitem nem corpo estranho no seu reinado. Quando nos machucamos ou nos estrepamos em menos de 12 horas o lugar está vermelho e muito quente. É esse exercito do bem trabalhando a nosso favor, o calor é para queimar, matar com o calor os germes vírus e baquitérias que se aproveitaram do ferimento para entrar em nosso organismo.
Forma-se logo uma inflamação que eles vão tentar acabar ali mesmo; se eles não conseguirem deter os invasores eles entram em nossa corrente sanguínea e migram para nossos órgãos vitais, e aí estamos em perigo de verdade.
Até os vinte e trinta, qualquer inflamação mais forte que nossas defesa naturais não conseguiram vencê-las, o portador estava condenado a morte.
Isso por que como eu disse era uma guerra, e em todas as guerras, existe vencedores e vencidos e naquela nosso bravo exercito perdeu.
Se alguém contraísse um tuberculose estava condenado a morte. Foi com essa doença que perdemos muito jovens nossos poetas: Castro Alves, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, José de Alencar, Tomaz Antonia Gonzaga, Taunay e muitos outros, entre eles Noel Rosa o poeta da Vila e muitos outros compositores e boêmios da época; a maioria dessas pessoas citadas nãop completaram trinta anos.
Foi no decorrer da segunda guerra mundial que o cientistas: Alexander Fleming descobriu o primeiro e o mais poderoso dos antibióticos: - a penicilina - depois dos antibióticos trata-se de uma tuberculose com um resfriado comum.
Os antibióticos são faca de dois gumes; anti quer dizer contra, bio é vida, como os vírus, germes e baquiterias são migro organismos vivos os antibióticos matam todos; acontece que nossos anticorpos também são micro organismos vivos e morrem também. Todas as vezes que tomamos um antibiótico ficamos com menos defesa. 
Amadeu Lucinda 26/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário