Meu compadre, coronel aviador já na reserva, foi por muitos
anos investigador de acidentes aéreos do Cenipa, da Aeronáutica. Sobre o
acidente em questão e sobre as "teorias da conspiração" que começaram a
aparecer, principalmente depois do suposto apagão das conversas de bordo na
caixa preta do avião, ele respondeu conforme email abaixo que transcrevo para
vocês.
Oi, mano, lembra que eu escrevi sobre as caixas faz dois dias e os seus registros. Acredito que ela, a única existente, o Voice Recorder, que grava as comunicações da aeronave, estava instalada e com a instalação defeituosa. Isso é problema de manutenção e já investiguei muitos acidentes em que as caixas nada registraram pq estavam com a manutenção defeituosa. As caixas antigas, que gravavam só 30 minutos, houve caso de empresa que ficou voando até passar os 30 minutos para a investigação nao descobrir e aí não. mostravam o que havia sido feito de errado pelos pilotos, que quase haviam morrido em uma saída de pista em um pouso com pista molhada e vento forte. Perderam o controle. Felizmente conseguiram arremeter levando pedaços de árvores nos trens de pouso. Houve caixas que estavam em curto , mal instaladas. Outras emperradas por falta de manutenção.Verificar a boa condição das caixas na aeronave é de responsabilidade da manutenção da empresa e da ANAC, Mas a ANAC é formada por "inventores", não possui massa crítica para fiscalizar.As caixas devem ser retiradas a cada 6 meses para inspeção, segundo as normas, depois são recolocadas. muitas empresas não fazem isso, para diminuir gastos. Elas, as caixas, podem ficar até 15 dias fora da aeronave, para manutenção.Mas os caras não fazem isso, muitas vezes as deixam lá, "ad eternum". Se não houver fiscalização e a atual é muito deficiente por falta de profissionais e de autoridade reconhecida.As opiniões de políticos sobre a gravação de áudio ser antiga é patética. Querem uma investigação autônoma e imparcial. ora, mais imparcial do que da FAB, impossível. São os únicos técnicos formados e competentes e com experiência. Nem a PF sabe investigar isso. está dando uma de aprendiz de feiticeiro.E a imprensa complica com teorias mirabolantes, veiculando "causas"( palavra inadequada) inexistentes, teorias conspiratórias, análises fantasiosas e sem nenhum embasamento técnico e conhecimento anterior. Os políticos, isso nos remete ao acidente do TAM em Congonhas, em 2007, metem-se onde não devem e não conhecem e deitam falação para ganhar espaço na mídia e aparecer aos eleitores. Todo mundo vira investigador e aparece um bando de Assessores de Segurança, dando pitacos bola fora. Nunca investigaram nada ou participaram de nada parecido. Mas são "otoridades".Lembra do Deputado gaúcho Marcos Maia(PT-RS=), um jumento, que adora a mídia e vivia produzindo factóides na Câmara de Deputados??? Meteu-se a ir até os EUA, acompanhar a leitura do Voice Recorder e saía das reuniões e abastecia a imprensa com dados contraditórios??? Ele não tinha nada que estar lá, mas aí falta de peito do então Cmte da Aeronáutica que permitiu a sua presença contrariando o previsto no Anexo 13, da ICAO, que norteia as investigações.Eles, os políticos de plantão, não entendem nada, querem politizar e tumultuar a investigação em vez de tentarem consertar a ANAC, que nada faz direito. Não gravou é pq foi mal instalada ou não teve manutenção.Acredito , cada vez mais , que o piloto foi o único responsável pelo acidente.Sabia das péssimas condições existentes para o pouso. Ainda mais em local com procedimento de Não Precisão (NDB), pista curta, proximidade com montanhas.. Seria muito mais seguro, ainda mais com o passageiro que transportava ter prosseguido para Congonhas( alternativa) e o candidato que fosse de carro, tranquilo para o Guarujá. E ele forçou a barra no procedimento de descida, o tempo estava muito ruim, desceu mais do que o previsto e mesmo assim não viu a pista. Arremeteu em curva, à frente há morros, Serra do Mar, e ao iniciar a curva, deve ter tido uma desorientação espacial, ou seja, perdeu a noção da situação da aeronave e deve ter puxado demais o manche, a velocidade estava relativamente baixa, ele perdeu sustentação e bateu nos obstáculos( prédios, casas). ele bateu em ângulo de 60 graus, muito alto para um vôo IFR( instrumentos), cujo limite de curva é de 30 graus.E foi isso aí, o resto é blá-blá-blá de quem não conhece as coisas, leia-se políticos e repórteres ávidos por audiência e lenha na fogueira. Tudo é muito simples, não há novidade nesse acidente. Sempre acontecem e já possuem "script" decorado.....Só que dificilmente levam na aeronave um VIP ou candidato à Presidencia....abs do mano
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